OS SABERES MATEMÁTICOS TRANSMITIDOS POR ALDA LODI NO IEMG: Ciência, Estado e Religião

Autores/as

Palabras clave:

Alda Lodi, Pedagogia Científica, Ensino de Matemática

Resumen

Este trabalho marca o retorno ao Arquivo Alda Lodi em busca de caracterizar alguns dos saberes matemáticos presentes na formação de Lodi no IEMG. Incentivados pela resposta encontrada para uma questão que motivou o desenvolvimento de uma pesquisa de Iniciação Científica, qual seja: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi na correção de provas aplicadas por ela no IEMG? Buscamos, ao trocar o mote da pesquisa, encontrar alguns indícios do que poderia ser a constituição dos saberes matemáticos para a formação de professores e para o ensino primário. A mudança, acompanhada da análise de outras referências teórico-metodológicas, nos levou a considerar que apesar da forte presença católica no governo de Minas Gerais do período estudado, as principais concepções de criança e do ponto de partida do ensino condiziam com os discursos da pedagogia científica.

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Biografía del autor/a

Reginaldo Virginio da Silva Filho, Universidade Federal de São Paulo

Graduando em Pedagogia na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil.

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Publicado

2023-04-04

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Cómo citar

SILVA FILHO, R. V. da. OS SABERES MATEMÁTICOS TRANSMITIDOS POR ALDA LODI NO IEMG: Ciência, Estado e Religião. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/240. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais