NEW EDUCATION FELLOWSHIP : circulação nos jornais brasileiros e o programa de ensino do Distrito Federal
Palavras-chave:
Programas de ensino;, Transnacionalidade;, Movimento da Escola Nova.Resumo
O presente artigo tem por objetivo inferir alguns possíveis fatos em relação à New Education Fellowship (NEF) e o que as publicações em jornais nacionais, de 1930 a 1950, contribuem para a compreensão deste movimento no Brasil e as possíveis influências e desdobramentos em programas de ensino do, então, Distrito Federal. Para isso, seguindo uma perspectiva de pesquisa histórica, foram aprofundados estudos quanto à NEF e o Movimento da Escola Nova (RABELO,2021; PINHEIRO, 2021; VERA; FUCHS, 2019), a transnacionalidade e, verificadas e analisadas as indicações desta associação em jornais disponíveis na Hemeroteca Digital. Como resultados verificou-se a criação tardia da sessão brasileira da NEF, porém apesar disso educadores brasileiros tinham acesso a informações relacionadas à NEF, bem como eram convidados a participar das conferências. Mesmo assim, percebeu-se que, efetivamente, os preceitos de renomes da NEF não foram incorporados no programa de ensino do Distrito Federal.
Downloads
Referências
BEECH, J. O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas (Tradução: RABELO, R. S.). Revista Brasileira em História da Educação, Campinas-SP, v. 13, n. 2 (32), p. 45-71, maio/ago. 2013.
BRASIL – MÉDICO, Rio de Janeiro, ano 50, n. 31, 01 de agosto de 1936.
CARVALHO, M. M. C. A bordo do navio, lendo notícias do Brasil: o relato de viagem de Adolphe Ferrière. In Mignot, A. C. V. & Gondra, J. G. (Orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, Prôgrama de Matemática - Edição preliminar, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1934.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, ano 3, n. 651, 03 de abril de 1932.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, ano 12, n. 5679, 03 de maio de 1941.
FLUMINENSE, Rio de Janeiro, n. 18.339, 07 de janeiro de 1943.
JENKINS, C. M. The professional middle class and the social origins of progressivism: a case study of the New Education Fellowship, 1920-1950. 439 f. Tese (Doutorado) –Institute of Education, University of London, 1989.
LOWANDE, W. F. F. A história transnacional e a superação da metanarrativa da modernização. Revista da Teoria da História: Universidade Federal de Goiás, n. 2, v. 20, p. 219-245, ago./dez. 2018.
MACIEL, P. R. C. A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930- 1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis. Tangram, Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 4, n. 3, julho/setembro, 2021.
MIGNOT, A. C. Eternizando travessia: memória de formação em álbum em viagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 02, n. 05, p. 330-342, maio/ago. 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, Matemática na Escola Primária, Biblioteca da professora brasileira. São Paulo: [s.n.], 1962.
MONARCHA, C. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
OBREGÓN, J. S. Las Cienticas Humanas y la Reorientación de la Pedagogía. In: Sauter, G (organizador). Psicología y pedagogia en la primera mitad del siglo XX. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distância, 2015.
PINHEIRO, N. V. L. Entre produção e circulação: os estudos de Carleton Washburne via publicações da New Education Fellowship. Revista Brasileira de História da Educação, 2021.
PINHEIRO, N. V. L.; VALENTE, W. R. Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, p. 92-109, 2016.
RABELO, R. S. Carleton Washburne e o Departamento de Estados dos EUA: a educação latino- americana em meio à política de boa vizinhança. In: Congresso Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, I, 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: Prolam-USP, 2019.
RABELO, R. S.; VIDAL, D. G. A seção brasileira da New EducationFellowship: (des)encontros e (des)conexões. In: VIDAL, D. G.; RABELO, R. S. (Org.). Movimento internacional da Educação Nova. Minas Gerais: Fino Traço, 2019.
RABELO, R. S.; VIDAL, D.; A seção brasileira da New EducationFellowship: explorando o cenário de sua criação. In: Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino americana, 13, 2018. Anais..., Montevideo, 2018.
RABELO, R. S. O Ensino de Matemática em um Número Especial da Revista The New Era, 1934. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 1109-1132, dez. 2019.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas, São Paulo Autores Associados, 1995
TERRA, A. A escola primária e a aritmética. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 1, n. 3, 1944.
VALDEMARIN, V. T. História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010.
VALENTE, W. R. Como Ensinar Matemática no Curso Primário? Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, v. 8, n. 17, 2015.
VERA, E. R.; FUCHS, E. Introduction: the transnational in the History of Education. In: FUCHS, E.; VERA, E. R. (Org.). The transnational in the History of Education: concepts and perspectives. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2019.
VIDAL, D. G; RABELO, R. S. A criação dos Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Uberlândia: Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 1, p. 208 – 220, jan./abr. 2019.
VIDAL, D. Cem anos da New Education Fellowship. 2021. . In: RABELO, R. S.; VIDAL, D. G. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship, 1ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2021, p. 59 – 88.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 179 PDF downloads: 81