COMUNICADOS ESCOLARES CATARINENSES: caracterização de uma metodologia de ensino de aritmética da Escola Nova

Autores

Palavras-chave:

Micro-história, Estratégias, Táticas, Hist´ória da educação matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

 

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Educação de Seara, SC, Brasil

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática. Membro fundador do GHEMAT-Brasil. Lider do GHEMAT-SC.

Referências

CALLADO, J. B.. Comunicado Escolar: Comunicado, Florianópolis – SC: Grupo Escolar Silveira de Souza, jul, 1943

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

D’AVILA, A. Práticas Escolares. 10ª ed. São Paulo: Edição Saraiva, 1965.

LEVI, G.. Microhistoria e Historia Global. Revista Historia Crítica, Foscaria – Itália, 69, 2018, p. 21-35.

MARTINELLI, O. Comunicado Escolar: Comunicado, SC: Grupo Escolar Ruy Barbosa, 1941

PERES, O. Comunicado Escolar: Comunicado, SC: Grupo Escolar Olavo Bilac, 1941

PIRES, V. S. Comunicados escolares: reflexões sobre o ensino de matemática nos grupos escolares catarinenses (1941 – 1950). 2022. Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

REVEL, J. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Tradução de Anne-Marie Milon de Oliveira, Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45 set./dez. 2010

SANTA CATARINA. Circular n. 37, 28 de maio de 1941. Reuniões pedagógicas, 1941. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134068. Acesso em 10.abr.2023.

SANTA CATARINA. Circular n. 32, de 26 de setembro de 1935 — recomenda para as bibliotecas dos Grupos Escolares a compra dos livros da Companhia Editora Nacional, sob direção de Fernando de Azevedo — Série III — Atualidades Pedagógicas. Circulares 1930-1941. Florianópolis: Imprensa Oficial, 1942.

TREVISAN, T. A. A Pedagogia por meio de pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio D’Ávila. 2007, 165 f, Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. Marília – SP, 2007

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF downloads: 28

Como Citar

SCHNEIDER, C.; COSTA, D. A. da. COMUNICADOS ESCOLARES CATARINENSES: caracterização de uma metodologia de ensino de aritmética da Escola Nova. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/352. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>