A REFORMA FRANCISCO CAMPOS E OS PARECERES DOS PCN DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Pareceres, MatemáticaResumo
O propósito da investigação tem como problemática verificar se nos pareceres elaborados em relação a primeira versão dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os dois primeiros ciclos de ensino são identificadas recomendações para a inserção da Reforma Francisco Campos na versão final do documento. A investigação tem como objetivo identificar se os pareceristas fizeram apontamentos a respeito da Reforma Francisco Campos em específico ao processo de unificação das Matemáticas proposto por Euclides Roxo. Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como abordagem teórico metodológica os pressupostos apresentados por Hofstetter e Schneuwly(2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). Foi realizado uma pesquisa documental onde foram analisados 11 Pareceres elaborados por especialistas escolhidos pelo MEC. Constatou-se que nenhum dos Pareceres fizeram referência a inserção da Reforma de Francisco Campos na versão final dos PCN para os dois primeiros ciclos escolares.
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