O ESTUDO DAS PROPOSTAS CURRICULARES REALIZADOS PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS E OS PCN

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Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares, Ensino

Resumo

A investigação histórica tem como objetivo verificar se o estudo elaborado pela Fundação Carlos Chagas - FCC, a pedido do Ministério da Educação e Cultura, influenciou os elaboradores dos Parâmetros Curriculares Nacionais na versão preliminar do documento enviada aos pareceristas no ano de 1995. Fundamenta-se em Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017; 2019) no entendimento de saberes profissionais relacionados com a profissionalização docente e em Bertini, Morais e Valente (2017) na caracterização e articulação de uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar. Os resultados esclarecem relações e influências internacionais recebidas pelo governo brasileiro no âmbito educacional na última década do século XX. O estudo realizado apresenta que o estudo sobre currículos realizado  pela FCC pouco interferiu na elaboração da versão preliminar dos PCN por terem sido elaborados por equipes distintas e concomitantemente.

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Biografia do Autor

Lauro Igor Metz, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando do Programa Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor na Faculdade Esic School Business & Marketing (ESIC), Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

METZ, L. I. O ESTUDO DAS PROPOSTAS CURRICULARES REALIZADOS PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS E OS PCN. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/54. Acesso em: 21 nov. 2024.