O ESTUDO DAS PROPOSTAS CURRICULARES REALIZADOS PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS E OS PCN
Keywords:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares, EnsinoAbstract
A investigação histórica tem como objetivo verificar se o estudo elaborado pela Fundação Carlos Chagas - FCC, a pedido do Ministério da Educação e Cultura, influenciou os elaboradores dos Parâmetros Curriculares Nacionais na versão preliminar do documento enviada aos pareceristas no ano de 1995. Fundamenta-se em Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017; 2019) no entendimento de saberes profissionais relacionados com a profissionalização docente e em Bertini, Morais e Valente (2017) na caracterização e articulação de uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar. Os resultados esclarecem relações e influências internacionais recebidas pelo governo brasileiro no âmbito educacional na última década do século XX. O estudo realizado apresenta que o estudo sobre currículos realizado pela FCC pouco interferiu na elaboração da versão preliminar dos PCN por terem sido elaborados por equipes distintas e concomitantemente.
Downloads
References
ARELARO, L. R. G. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 26, n. 92, p. 1-28, out/2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 11 de mar. de 2021.
BARRETTO, E. S. S. (Org). As propostas curriculares oficiais: Análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental. (Textos FCC, n. 10). São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1995. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/biblioteca/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1321>.Acesso em: 01 de mar. de 2021.
BELIEIRO JUNIOR, J. C. M. Inflação e política no Brasil contemporâneo: A experiência dos governos FHC e Lula. Século XXI, Revista de Ciências Sociais, Santa Maria/RS, v.3, n. 2, p.182-212, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/seculoxxi/issue/view/698/showToc >. Acesso em: 05 de mar. de 2021.
BERNARDES, B. MEC lança livros para orientar professores. Folha de São Paulo, 16 de outubro de 1997. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff161013.htm>.Acesso em: 02 de mar. de 2021.
BERTINI, L. F., MORAIS, R. S. & VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BONAMINO, A.; MARTINEZ, S. A. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: A participação das instâncias políticas do estado. Educação & Sociedade, Campinas/SP, vol. 23, n. 80, set./2002, p. 368-385.
BORGES, Marisa. A política educacional nos anos de 1980 e 1990: qual a proposta de democratização da gestão escolar? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau/SC, v. 7, n. 1, p. 143-174, jan./abr, 2012. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2714>.Acesso em: 05 de jan. de 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : introdução. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series>.Acesso em: 07 de jan. de 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series>.Acesso em: 15 de jan. de 2021.
BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: introdução. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pnaes/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer Nº 3/97 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 12 de marc. de 1997.
BRASIL. Decreto no 2.264, de 27 de junho de 1997. Regulamenta a Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996, no âmbito federal, e determina outras providências. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2264.htm>. Acesso em: 03 de jan. de 2021.
BRASIL. Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6253.htm#art25>. Acesso em: 03 de jan. de 2021.
BRASIL. Emenda constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições constitucionais Transitórias. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc14.htm>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
BRASIL. Lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9131.htm>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9424compilado.htm>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Políticas de melhoria da qualidade da educação : um balanço institucional. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 2002. Disponível em: <<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=103313>. Acesso em: 15 de jan. de 2021.
BRUSCHINI, Maria Cristina.Trabalho das mulheres e mudanças no período 1985 – 1995. São Paulo : FCC/DPE, 1998.
CHARTIER, Roger. Os Desafios da Escrita. Trad. de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e Sociais, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
CUNHA, L. A. A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica? Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 39, n. 137, maio/ago. 2009, p. 401-420. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/issue/view/15/pdf_47>.Acesso em: 25 de jan. de 2021.
FARIAS, S. G. Descentralização, neoliberalismo e direcionamento das políticas educacionais brasileiras. Atos de pesquisa em educação, Blumenau/SC, V. 7, n. 1, p. 122-142, jan./abr, 2011. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1815/1939>.Acesso em: 03 de jan. de 2021.
GINZBURG, C. Sinais raízes de um paradigma indiciário. In GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo Cia. das Letras, 1989.
HOFSTETTER, R. & SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTERR. & VALENTE W. R. (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central a formação de professores, São Paulo: Editora da Física 2017, p. 113-172.
MACEDO NETO, M. P. Parâmetros Curriculares Nacionais de História: desafios e possibilidades da história ensinada na Educação Básica. História em Reflexão, Dourados/MS, Vol. 3 n. 6, p 1-11, jul/dez 2009. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/issue/view/28/showToc>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
METZ, L. I. A temporalidade entre pareceres e a apreciação dos PCN pelo Conselho Nacional de Educação: uma reflexão pertinente. Anais do XIV Seminário Nacional de História da Matemática, Uberaba/MG, 2021. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/xivsnhm/>. Acesso em: 05 de abr. de 2021.
MOREIRA, A. F. B. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em questão. Educação e Realidade, Porto Alegre/RS, V. 21, n.1, p.9-22, jan/jun, 1996. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71637/40634>. Acesso em: 22 de mar. de 2021.
OLIVEIRA. Ana Fernanda Inocente Oliveira.Os parâmetros curriculares nacionais brasileiros no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990. VI Jornadas de Sociología de la UNLP. Universidad Nacional de LaPlata. La Plata, 2010.
SILVA, L. R. C. ; DAMACENO, A. D. , MARTINS, M. C. R. ; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/PR, 2009.
TAVARES, F. G. O. O processo de elaboração das propostas curriculares para a Educação básica. Holos, Natal/RN, Ano 35, V.2, p. 1-19, 2019. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/163>. Acesso em: 01 de mar. de 2021.
TUPYNAMBÁ, J. P. Ética pode integrar currículo escolar. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1995. Acervo digital. Disponível em: <https://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=Par%C3%A2metros+Curriculares+Nacionais>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
TUPYNAMBÁ, J. P. Pesquisa do MEC revela: Brasil tem o pior ensino da América. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 09 de julho de 1995. Acervo digital. Disponível em: <https://acervo.oglobo.globo.com/busca/?busca=Par%C3%A2metros+Curriculares+Nacionais>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
VALENTE, W. R. Os Saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Diálogo Educacional, Curitiba/PR, V. 17, n. 51, p. 207-222, jan/mar, 2017. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836>. Acesso em: 05 de jan. de 2021.
VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: Reflexões pedagógico-epistemológicas. História da Educação (online),Porto Alegre/RS, V. 23, p. 1 - 22, 2019.Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747>. Acesso em: 15 de fev. de 2021.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 335 PDF (Português (Brasil)) downloads: 138