ZONA RURAL E URBANA: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NA DÉCADA DE 1970
Palavras-chave:
Planejamento Curricular, Problemas aritméticos, Zona RuralResumo
O presente estudo objetivou analisar a parte de Matemática de duas obras produzidas pela expert Henrietta Dyminski Arruda na década de 1970 no estado do Paraná em co-autoria com outras áreas. Ambos têm o intuito de nortear professores da rede pública do estado do Paraná, através de orientações metodológicas para auxiliar na execução dos novos programas de ensino, propostos pela modernização e implementação do ensino da época. Nesta pesquisa inicial, a análise voltou-se para o uso de problemas aritméticos. Como resultado preliminar, concluiu-se que os termos e a linguagem adotados no material pedagógico voltado para as escolas rurais e distritos não se diferenciam dos utilizados nas demais escolas. O status dos problemas ora aparece como ferramenta e mecanismo de verificação da aprendizagem, mas também há movimentos para que se tornem um saber a ser ensinado na formação de professores.
Downloads
Referências
ARRUDA, H. D. (et al). Ensino moderno de matemática. Núcleo de Estudos e Difusão do Ensino da Matemática. 2 v. Editora do Brasil SA. São Paulo, 1974. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219784. Acesso em: 06 nov. 2021.
BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cad. Cedes, Campinas, v.41, n.115, p.230-238,2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227972. Acesso em: 09 out. 2021.
BERTICELLI, D. G. D.; PORTELA, M. S. Henrieta Dyminski Arruda. 2019. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/itens/henrieta-dyminski-arruda. Acesso em: 06 nov. 2021.
COSTA, R. R. da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna - 1961 a 1982. 2013. 212f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013.
MARTINS, P. L. O. Didática teórica, didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Departamento de Ensino de 1º Grau. Sugestões de atividades para professores de 1ª a 4ª séries. Manual do Professor 2ª série – Zona Rural e Distritos s.d. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219782. Acesso em: 06 nov. 2021.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Departamento de Ensino de 1o Grau. Equipe de Currículo. Currículo. 1977.
PINTO, N. B.; NOVAES, B. W. D. “Não é difícil ensinar matemática”: o protagonismo do NEDEM na difusão da matemática moderna no Paraná. In: IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, 2018, Murcia, Anais... España: Universidad de Murcia, 2018, 320-329. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/22550/. Acesso em: 29 nov. 2021.
PORTELA, M. S. Práticas de matemática moderna na formação de normalistas no Instituto de Educação do Paraná na década de 1970. 2009, 138f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116741. Acesso em: 26 abr. 2021.
VALENTE, W. R. A matemática do ensino e os documentos curriculares: bases teórico-metodológicas para análise da produção de novos saberes. JIEEM v.14, n.1, p. 26-31, 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 150 PDF downloads: 0 PDF downloads: 91