REFLEXOS DAS FRAÇÕES ENSINADAS EM UM CADERNO ESCOLAR DO QUINTO ANO
Palavras-chave:
Frações, Matemática ensinada, Cadernos escolaresResumo
Ancorado na perspectiva da História Cultural e alargando o referencial teórico-metodológico para o estudo da matemática do ensino, o presente trabalho tem por objetivo discutir a matemática do ensino de frações a partir dos registros de um caderno do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Toledo no ano 2018. Por meio dos registros no caderno, percebemos pouca articulação entre as representações dos números racionais – frações, decimais e porcentagem. Mesmo com algumas fragilidades, os registros denotam que a professora produz saberes: ao organizar a aula de forma diferente que a posta no livro didático, ao usar impressos que vão auxiliar no entendimento do aluno sobre o conteúdo de frações, ao utilizar os cadernos como parte da aprendizagem e ao selecionar/hierarquizar os conteúdos a serem ensinados.
Downloads
Referências
AMOP - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Departamento de Educação. Currículo básico para a escola pública municipal: Educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais. Cascavel: AMOP, 2015. p. 262 – 579.
AMREIN, A. L. A Abordagem do Ensino de Frações em Livros Didáticos de 5º e 6º anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; & VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, 1º e 2º Ciclos. Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: SEF/MEC, 1998.
CERTEAU, M. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária. 1982.
CHARTIER, A. Exercices écrits et cahiers d’élèves: réflexions sur des pratiques de longue durée. Le Télémaque, n. 24, v. 2, 2003, p. 81-110. DOI 10.3917/tele.024.0081. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-le-telemaque-2003-2-page-81.htm. Acesso em: 03 jan. 2017.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa/ Rio de Janeiro: Difel/ Bertrand Brasil S.A., 2002.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa in Teoria & Educação. N. 2. Porto Alegre: Pannonica, 1990.
CYRINO, M. C. C. et al. Formação de Professores em Comunidades de Prática: Frações e Raciocínio Proporcional. Londrina: UEL, 2014. p. 37 – 63.
ESSER, J. D. Saberes docentes na fala de professoras dos quintos e sextos anos: perpassando o ensino de frações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
GALLEGO, D. C.; JIMÉNEZ, E. S. Las Matemáticas en un libro de clase” freinetiano. In: GALLEGO, D. C.; MARTÍNEZ, J. D. L.; RUIZ-FUNES, M. J. M; IBÁÑEZ, R. S.; JIMÉNEZ, E. S.; VIÑAO FRAGO, A. (Org.). Los cuadernos escolares: entre el texto y la imagen. Múrcia/Espanha, EDITUM, 2017. v. 1, p. 75-96.
HIPÁTIA. Caderno de matemática do quinto ano. Toledo, 2018.
HOFSTETTER, R. e SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter e W. R. Valente (Orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p.113-172.
JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1), p.9-43, 2001.
NOVAES, B. W. D.; BERTINI, L. F.; & SIQUEIRA FILHO, M. G. Cadernos de alunos com registros de aulas de matemática: textos e contextos. In: Rios, D. F. et al. (Orgs.), Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
POWELL, A. B. Melhorando a Epistemologia de Números Fracionários: uma Ontologia Baseada na História e Neurociência. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC). n. 29, p. 78 – 93, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/148/130. Acesso em: 10 abr. 2021.
REAME, E. MONTENEGRO, P. Projeto coopera: matemática, 5 ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Saraiva. 2014.
RUIZ-FUNES, M. J. M.; VIÑAO, A. Los cadernos escolares como fuente histórica. In: GALLEGO, D. C.; MARTÍNEZ, J. D. L.; RUIZ-FUNES, M. J. M; IBÁÑEZ, R. S.; JIMÉNEZ, E. S.; VIÑAO FRAGO, A. (Org.). Los cuadernos escolares: entre el texto y la imagen. Múrcia/Espanha, EDITUM, 2017. v. 1, p. 31-36.
VALENTE, W. R. Relações entre a formação e à docência em Matemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), ano 11, n. 23, p. 6-19, set/dez.2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/77/53. Acesso em: 18 jun. 2019.
VALENTE, W. R. A matemática do ensino e o ensino de matemática: as frações nos primeiros anos escolares, segunda metade do século XIX. Historia de la Educación, v. 39, p. 31-44, 2020.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 633 PDF downloads: 145