ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises
Palavras-chave:
Ensino Profissional Técnico, História do Ensino Profissional Técnico, Ensino de AritméticaResumo
Este trabalho tem por propósito analisar como as concepções da Escola Nova podem ter motivados as ações da remodelação do ensino das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, buscou-se investigar as aproximações e distanciamentos entre as ações realizadas para a remodelação e as concepções da Escola Nova. Como referencial teórico metodológico, utilizaram-se as concepções de expertise e apropriação para elaborar as devidas análises. Os documentos utilizados são estudos já realizados sobre experts e obras que possam ter sido escritas por tais personagens. A discussão aponta para aproximações que não necessariamente se tornam ações, mas ingresso das ideias escolanovistas que podem ter orientado algumas práticas docentes. No entanto, no âmbito das ações realizadas na remodelação, percebe-se um distanciamento em relação às concepções da Escola Nova. As ações implementadas nesse movimento de remodelação do ensino das Escolas de Aprendizes Artífices estão pautadas nas concepções do Ensino Intuitivo.
O arquivo completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/584
Downloads
Referências
Barbaresco, C. S. (2019). Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. (Dissertação em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962
Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. (2020). A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926). REMATEC. 15(34), 48-69. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217038
Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. (2021). Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática – RenCiMA. 12(5), 1-17. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468
Cunha, L. A. (2000). O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. 1ª ed. Editora UNESP.
Chartier, R. (1990). A história cultural entre práticas e representações. 2ª ed. Memória e Sociedade/DIFEL.
Hofstetter, R., Schneuwly, B., & Freymond, M. (2017). “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação” – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In R. Hofstetter & W. R. Valente. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. (pp. 55-112, 1 ed). Editora Livraria da Física.
Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2021). A (Ir)Resistível Institucionalização Dos Experts Na Educação. In W. R. Valente, C. M. L. Maciel, D. A. Costa & L. I. M. V. Almeida. (Org.). Experts: saberes para o ensino e para a formação de professores. (pp. 13-38, 1 ed). Editora Livraria da Física.
Pinto, N. B. (2021). Everardo Adolpho Backheuser: um expert da educação matemática? Cadernos Cedes, 41(115), 239-256. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227974
Queluz, G. L. (2000). Concepções de ensino técnico na república velha (1909 – 1930). 1ª ed. CEFET-PR.
Queluz, G. L. (1998). Método intuitivo e o serviço de remodelação do ensino técnico-profissional. Revista Educação e Tecnologia. (3), 96-114. http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1992/1399
Soares, M. J. A. (1982). As Escolas de Aprendizes Artífices: estrutura e evolução. Fórum Educacional. 6(2), 58-92.
Silva, C. M. S., & Leme Da Silva, M. C. (2019). Observação e experiência como fio condutor da Geometria de Heitor Lyra da Silva. Zetetiké. 27, 1-18. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204892
Valente, W. R. (2016). A Matemática nos Primeiros Anos Escolares: Elementos ou Rudimentos? História da Educação. 20(49), 33-47. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167435
Valente, W. (2021). R. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC. 9(3), 1-12. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033/9987
Vaga Pedagógica. (2016). In Glossário – GHEMAT-Brasil. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158952
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 101