O ENSINO DE ARITMÉTICA NO GRUPO ESCOLAR MAJOR CAETANO DIAS (1960-1970)
Palavras-chave:
Ensino de Aritmética, Escola Primária, Formação de ProfessoresDownloads
Referências
ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Ensino de Matemática nas Séries Iniciais no Estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise da transformação da cultura escolar. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação) PUC/PARANÁ. 2010.
CHERVEL. André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre, Pannonica, Teoria e Educação, 2. 1990.
CHOPPIN. Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ Pesqui. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
JULIA. Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, jan./jun. 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 2. Ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2003.
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins. Alfabetização na Escola Primária em Diamantino – Mato Grosso – 1930 a 1970. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT/IE, 2006.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 51, p. 207–222, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 58 PDF downloads: 42