O ENSINO DE ARITMÉTICA NO GRUPO ESCOLAR MAJOR CAETANO DIAS (1960-1970)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Aritmética, Escola Primária, Formação de Professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Prado, Unic

 

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Rede Municipal de Educação (SME), Diamantino, Mato Grosso, Brasil.

Laura Vasconcelos, Unic

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000). Professora aposentada da Educação Básica em 2019, com vasta experiência na docência nos anos Iniciais e na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências ? REAMEC/UFMT, na Linha de pesquisa Formação de Professores. Pós doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR.

Referências

ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Ensino de Matemática nas Séries Iniciais no Estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise da transformação da cultura escolar. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação) PUC/PARANÁ. 2010.

CHERVEL. André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre, Pannonica, Teoria e Educação, 2. 1990.

CHOPPIN. Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ Pesqui. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

JULIA. Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, jan./jun. 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 2. Ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2003.

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins. Alfabetização na Escola Primária em Diamantino – Mato Grosso – 1930 a 1970. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT/IE, 2006.

VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 51, p. 207–222, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 58     PDF downloads: 42

Como Citar

PRADO, E.; VASCONCELOS, L. O ENSINO DE ARITMÉTICA NO GRUPO ESCOLAR MAJOR CAETANO DIAS (1960-1970). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/324. Acesso em: 21 nov. 2024.