ARQUIVOS DIGITAIS NA PESQUISA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: possibilidade e limitação na produção curricular

Authors

Keywords:

Arquivologia, História Digital, Repositórios

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da utilização dos arquivos digitais na produção curricular a partir das pesquisas no campo de investigação da História da Educação Matemática. Assim, a pergunta que norteou este ensejo foi: Como/Quais são os arquivos digitais vêm sendo utilizados na investigação acerca do currículo de Matemática, armazenados no Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia e da História Digital. A partir da tese analisada é possível inferir que, o Repositório de Conteúdo Digital foi um lugar potente e fértil para preencher lacunas do campo curricular. Uma vez que, a partir dos arquivos digitais que encontram armazenados na referida plataforma, contribui para uma ciência aberta, sem fronteiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diogo Machado Domingues, Eleva de Ensino

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

References

ARAUJO, G. M. Gestão de documentos digitais: a autenticidade do documento arquivístico em foco. 2014. 70 f. Monografia (Bacharel em Arquivologia), Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia, Niterói, 2014.

ARELLANO, M. A. Preservação de documentos digitais. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 15-27, maio/ago. 2004.

AYERS, E. The pasts and futures of digital history. Retrieved from the Virginia Center for Digital History, 1999. Disponível em: http://www.vcdh.virginia.edu/PastsFutures.html. . Acesso em: 25 nov. 2021.

BODÊ, E. C. Preservação de Documentos Digitais: o papel dos formatos de arquivo. Departamento de Ciência da Informação, UnB. Brasília. 2008.

BOLICK, C. M. Digital archives: Democratizing the doing of history. International Journal of Social Education, v. 21, p. 122-134, 2006.

BUCKLAND, M. K. What is a digital document? Document Numerique, 1998.

CARVALHO, R. P. F. A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo, 2017.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

COSTA, R. R. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna – 1961 a 1982. 2013. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

DOMINGUES, D.; DOMINGUES, J. Arquivos digitais: contribuições para o campo da história da educação matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-15, 2022a.

DOMINGUES, J. M.; DOMINGUES, D. Arquivologia e História da Educação Matemática: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais. Revista de História da Educação Matemática, v. 8, p. 1-17, 2022b.

DURANTI, L. Registros documentais contemporâneos. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 50-64, 1994.

DURANTI, L.; MACNEIL, H. Proteção da integridade dos documentos eletrônicos: uma visão do Projeto de Pesquisa da UBC-MAS. Tradução Fernanda Barroso. Revisão Rosely Cury Rondinelli. Archivaria. Ottawa, 1996.

FAVERO, M. L. A. O movimento da reforma universitária: 1958-1968 (Relatório de pesquisa –UFRJ), mimeo, 1985.

LANDOW, G. P. Hypertext 2.0: the convergence of contemporary critical theory and technology, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

NOIRET, S. História Pública Digital, Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 28-51, 2015.

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020.

PABAEE. Relatório do programa de assistência brasileiro-americana ao ensino elementar, 1956-1964, Belo Horizonte, 1964.

PEARCE-MOSES, R. Glossary of Archival and Records Terminology (Archival Fundamentals Series II). Society of American Archivists, Chicago, 2005.

PORTELA, M. S. Práticas de Matemática Moderna na formação de normalistas no Instituto de Educação do Paraná na década de 1970. 2009. 137 f. Dissertação de Mestrado (Educação) -Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.

RONDINELLI, R. C. O conceito de documento arquivístico frente à realidade digital: uma revisitação necessária. 2011. 270 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia, Niterói, 2011.

THOMASSEN, T. A first introduction to archival science. Archival Science, v. 1, n. 7, p. 373-385, 2001.

ZAAGSMA, G. On Digital History. BMGN - Low Countries Historical Review, v. 128, n. 4, p. 3-29, 2013.

Published

2022-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 170     PDF (Português (Brasil)) downloads: 119

How to Cite

DOMINGUES, D. M.; DOMINGUES, J. M. ARQUIVOS DIGITAIS NA PESQUISA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: possibilidade e limitação na produção curricular. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/147. Acesso em: 21 nov. 2024.