A OBJETIVAÇÃO DE SABERES EM PROJETOS COORDENADOS POR NILZA BERTONI NAS DÉCADAS 1980 E 1990
Keywords:
Formação docente, Institucionalização de saberes, Nilza Eigenheer BertoniAbstract
O objetivo deste trabalho é analisar como o desenvolvimento dos projetos “Um novo currículo de matemática da 1ª a 8ª série” e “Pró-Matemática na formação do professor” de autoria de Nilza Bertoni contribuíram para a objetivação de saberes matemáticos no Distrito Federal (DF) nas décadas 1980 e 1990. O estudo, de natureza histórica, buscou amparo nas ideias defendidas por Morais (2017) e Valente (2016,2019), dentre outros. Verificou-se que os referidos projetos se constituíram em espaços de sistematização de saberes, produziram materiais que os institucionalizaram e, ainda, formalizaram-se, ao serem ministrados de maneira despersonalizada no ensino fundamental e no curso magistério. Os saberes mobilizados pelos projetos foram objetivados em apostilas as quais serviram de referência para professores e normalistas do Distrito Federal, particularmente para a disciplina “Metodologia do Ensino da Matemática” do currículo do curso normal de 2002. Posteriormente, esses saberes também serviram de base para a elaboração de projetos nacionais.
Downloads
References
Os autores não submeteram o texto completo nos ANAIS.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 100 PDF (Português (Brasil)) downloads: 57