CONHECIMENTOS E CONCEITOS DE CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DE GUY BROUSSEAU E GÉRARD VERGNAUD

Autores/as

Palabras clave:

Cálculo Mental, Números racionais, Expertise

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruth Edite Cosme, UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas –PPGECEMTE -Universidade Federal do Paraná, setor Palotina –UFPR.  Palotina/PR, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-5941-3272. E-mail: ruthinhacosme@gmail.com.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Docente no curso de Licenciatura em Ciências Exatas e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2017). Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo, com parte dos estudos realizados no Teachers College - Columiba University em Nova York (2022). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2012). Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense (2000). Realiza pesquisas e cursos de formação de professores sobre a História da educação matemática, com foco no ensino de cálculo mental.

Citas

BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. CalMe Pro — Cálculo mental para professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n4a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2982. Acesso em: 20 mar. 2023.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

BUENOS AIRES. Ministério da Educação de la Ciudad de Buenos Aires. Direción de Curricula y Enseñanza. Matemática: cálculo mental con números racionales. 1 ed. Buenos Aires, 2006.

CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. In: Fronteiras, v. 13, n. 24, 17 dez. 2011.

DANTE, L. R. Ápis Matemática, 5º ano, Ensino Fundamental, anos iniciais. 3. Ed. São Paulo, Ática, 2017.

MORAIS, R. S., BERTINI, L. F., VALENTE, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. 1 ed. – São Paulo, Livraria da Física, 2021.

MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. Os Experts e o saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, v. 26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PGtgDXQBsQk88TVyVmGGPqh/?lang=pt Acesso em: 20 de junho, 2023.

PARRA, C. Diálogo com Cecília Parra. Entrevista cedida a Danilene Gullich Donin Berticelli e Ruth Edite Cosme. Google Meet, maio/2023.

VERGNAUD, Gérard. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, Porto Alegre, Nº 4, 1996.

VERGNAUD, G. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos Da Educação Matemática em Revista (Online). V. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/296. Acesso em 15 de outubro, 2023.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 93     PDF (Português (Brasil)) downloads: 51

Cómo citar

COSME, R. E.; BERTICELLI, D. G. D. CONHECIMENTOS E CONCEITOS DE CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DE GUY BROUSSEAU E GÉRARD VERGNAUD. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/307. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores