O ARQUIVO PESSOAL DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO (APUA): aventuras, insubordinações e imersões criativas possíveis

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação Matemática, Formação de professores, Ensino, Insubordinação Criativa

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvanilson Santos de Oliveira, Faculdade SENAI-PB

 

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor na Faculdade SENAI - PB (FSP), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Patrícia Sandalo Pereira, UFMS

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação Matemática (1997) e doutorado em Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Pós-Doutorado (2023-2024) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Diretora do Instituto de Matemática - INMA (2013-2021)., Docente do curso de Licenciatura em Matemática e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (2011-2013). Chefe do Departamento de Matemática da UFMS (2009-2010). Avaliadora CAPES de Projetos PIBID (2013 e 2020).e Residência Pedagógica (2020). Editora-Chefe do Periódico Perspectivas da Educação Matemática da UFMS (2010-2013).Revisora e membro do corpo editorial de inúmeros periódicos. Coordenadora do Projeto CNPq Estado da arte das pesquisas em educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no Brasil a partir de 2005 (2011-2013). Coordenadora do projeto em rede Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Programa Observatório da Educação - CAPES na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Instituição sede) (2013-2016). Colaboradora do Projeto Universal CNPq Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática (2013-2016). Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Formação de Professores que ensinam Matemática (GT 7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2015-2018). Membro do GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática da SBEM. Associada da Anped Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, do GHEMAT- Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática e da AFIRSE Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira. Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM - Formação e Educação Matemática. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências com base nos princípios do Materialismo Histórico Dialético e da Pesquisa Colaborativa, atuando principalmente com Formação de Professores (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional) e na História da Educação Matemática.

Citas

CECHINEL, A. et al. Estudo/Análise Documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC, Criciúma, v. 5, n. 1, p. 1-7, jan./jun. 2016

D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.

D'AMBROSIO, U. Insubordinação criativa na Educação Matemática: das disciplinas a transdisciplinaridade. In: D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Org.). Vertentes da subversão na produção cientifica em Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

D'AMBROSIO, U. A educação matemática e o estado do mundo: desafios. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA-CIBEM, 7, 2013, Montevideo (Uruguay): Palestra Magna.

GRANDO, R. C.; LOPES, C. E. Subversão responsável e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.

HUTCHINSON, S. A. Responsible subversion: A study of rule-bending among nurses. Scholarly Inquiry for Nursing Practice An International Journal, Nova York, v. 4, n. 1, p. 3-17, Primavera. 1990.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2012.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 55     PDF (Português (Brasil)) downloads: 27

Cómo citar

OLIVEIRA, E. S. de; PEREIRA, P. S. O ARQUIVO PESSOAL DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO (APUA): aventuras, insubordinações e imersões criativas possíveis. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/370. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores