ALDA LODI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise das provas do Instituto de Educação de Minas Gerais
Palavras-chave:
Alda Lodi, Avaliação, Formação de professores, História, MatemáticaResumo
Este projeto de Iniciação Científica analisa um conjunto de provas realizadas por professoras na década de 1950. O material pertence ao Acervo Alda Lodi, personagem importante do movimento de renovação na formação de professores a partir do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Mobilizando referenciais dados por Hofstetter; Schneuwly (2017); Bertini; Morais; Pinto; Valente (2017), dentre outros, o estudo intenta dar resposta à questão: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi nas correções das provas aplicadas por ela no IEMG? Realizando uma análise comparativa através da elaboração de uma ficha analítica que destaque como se constitui cada prova, quais saberes matemáticos estão circunscritos nas questões da prova e como as respostas estão constituídas.
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