ZOLTAN PAUL DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: uma análise dos saberes a ensinar e para ensinar em suas obras (1960-1970)
Palavras-chave:
fração, Rio de Janeiro, Formação de professoresDownloads
Referências
CERTEAU, M. de. A Invenção do Cotidiano – Artes de Fazer. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020, cap. II.
CRESPO, Regina Márcia Gomes. Educação pública fluminense pós-fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara: uma análise da política educacional do governo Faria Lima, 1975-1979. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2016.
DIENES, Z. P. Frações. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: Herder, 1971a, 55p.
DIENES, Z. P. Frações: fichas de trabalho. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: Herder, 1971b, 92p.
FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? Curitiba: Appris, 2019.
FRANÇA, D., et al. O Sesquicentenário e o Projeto de nação da Ditadura (1964-1985). In: Limeira, A. M.; SILVA, E. O. C; GONDRA, J. G. (Orgs.). Independência e Instrução no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora EdUERJ, 2022.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. IN: Hofstetrer, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. (Coleção Contextos da Ciência), p.113-172.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP, n. 1, jan. /jun. 2001.
MORAIS, R.S.; BERTINI, F.; VALENTE, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
SILVA, M. C. L. Movimento da Matemática Moderna: Possíveis Leituras de uma Cronologia. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.49-63, mai./ago. 2006 Disponível em: https://encurtador.com.br/svHJR. Acesso: 16 mar./2024.
SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes e o sistema de numeração decimal na cultura escolar paranaense (1960-1989). 288p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014.
VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.19-34, mai./ago. 2006.
VALENTE, W. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. In: Acta Scientiae Canoas, v.20 n.3 p.377-385 mai./jun. 2018.
VALENTE, W. R. Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 55 PDF downloads: 26