ENSINO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO MATEMÁTICA (1934): elementos iniciais de uma análise

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático, Equações do Segundo Grau, História

Resumo

Eduarda Dantas de Souza https://orcid.org/0009-0004-4528-6775

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Dantas de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profa. Dra Eliene Barbosa Lima. Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Atua na Universidade Estadual de Feira de Santana

Referências

BRASIL. Decreto n. 19852, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19852-11-abril-1931-510363-publicacaooriginal-85620-pe.html. Acesso em: 13 fev. 2024.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa Teoria & Educação, Porto Alegre, no. 2,1990.

CPDOC [Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil]. verbete “Pedro II, dom”. c2009. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/PEDRO%20II,%20Dom.pdf. Acesso em 15 mar. 2024.

DUARTE, A. R. S. Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista/BA, v.4, n.8, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.54

IMPÉRIO DO BRASIL. Decreto de 2 de dezembro de 1837. Converte o Seminario de S. Joaquim em collegio de instrucção secundaria, com a denominação de Collegio de Pedro II, e outras disposições. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret_sn/1824-1899/decreto-36979-2-dezembro-1837-562344-publicacaooriginal-86295-pe.html. Acesso em: 10 mar. 2024.

MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R.. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. (Coleção História da Matemática em Estudos e no Ensino, 4).

PENNA, F. A.. Sob o nome e a capa do imperador: a criação do Colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/dissertacao_fernando_de_araujo_penna.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

SOARES, F. S. Professores de Matemática do Ensino secundário brasileiro no século XIX: o caso do Colégio Pedro II. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, X, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba/PR: COLUBHE 2014. p. [n.p.].

VALENTE, W. R. Mello e Souza e a crítica aos livros didáticos de matemática: demolindo concorrentes, construindo Malba Tahan. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 4, n. 8, p. 171-187, out. 2004/mar. 2005. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/38424034.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Cempem – FE – Unicamp, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894/1379. Acesso em: 20 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 72     PDF downloads: 47

Como Citar

DANTAS DE SOUZA, E.; BARBOSA LIMA, E. ENSINO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO MATEMÁTICA (1934): elementos iniciais de uma análise . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/328. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores