ENSINO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO MATEMÁTICA (1934): elementos iniciais de uma análise
Keywords:
Livro Didático, Equações do Segundo Grau, HistóriaAbstract
Eduarda Dantas de Souza https://orcid.org/0009-0004-4528-6775
Downloads
References
BRASIL. Decreto n. 19852, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19852-11-abril-1931-510363-publicacaooriginal-85620-pe.html. Acesso em: 13 fev. 2024.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa Teoria & Educação, Porto Alegre, no. 2,1990.
CPDOC [Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil]. verbete “Pedro II, dom”. c2009. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/PEDRO%20II,%20Dom.pdf. Acesso em 15 mar. 2024.
DUARTE, A. R. S. Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista/BA, v.4, n.8, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.54
IMPÉRIO DO BRASIL. Decreto de 2 de dezembro de 1837. Converte o Seminario de S. Joaquim em collegio de instrucção secundaria, com a denominação de Collegio de Pedro II, e outras disposições. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret_sn/1824-1899/decreto-36979-2-dezembro-1837-562344-publicacaooriginal-86295-pe.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R.. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. (Coleção História da Matemática em Estudos e no Ensino, 4).
PENNA, F. A.. Sob o nome e a capa do imperador: a criação do Colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/dissertacao_fernando_de_araujo_penna.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
SOARES, F. S. Professores de Matemática do Ensino secundário brasileiro no século XIX: o caso do Colégio Pedro II. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, X, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba/PR: COLUBHE 2014. p. [n.p.].
VALENTE, W. R. Mello e Souza e a crítica aos livros didáticos de matemática: demolindo concorrentes, construindo Malba Tahan. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 4, n. 8, p. 171-187, out. 2004/mar. 2005. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/38424034.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Cempem – FE – Unicamp, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894/1379. Acesso em: 20 fev. 2024.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 72 PDF (Português (Brasil)) downloads: 47