OS NÚMEROS COMPLEXOS NOS PROGRAMAS DO COLÉGIO PEDRO II (1837-1929)

Authors

Keywords:

Números Complexos, Programa de matemática, Colégio Pedro II

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo investigar a presença dos números complexos nos programas do Colégio Pedro II durante o período de 1837 a 1929. O referencial teórico- metodológico está baseado em Certeau (2011), que dá dimensões sobre a escrita da história, e em Chervel (1990) que estuda a história das disciplinas escolares. A investigação analisará os programas de Matemática do Colégio Pedro II identificando em qual período e qual série eles apareciam, além de identificar a abordagem adotada. Posteriormente serão analisados os livros didáticos indicados nos programas para verificar com mais detalhes os temas e subtemas relacionados. Assim será possível identificar de que forma os números complexos se fizeram presentes na referida instituição.

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Author Biographies

Victor Negromonte Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciando em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Paulo Roberto Castor Maciel , Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro de Educação Federal Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.

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Published

2022-05-05

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How to Cite

PEREIRA, V. N. .; MACIEL , P. R. C. OS NÚMEROS COMPLEXOS NOS PROGRAMAS DO COLÉGIO PEDRO II (1837-1929). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/139. Acesso em: 19 may. 2024.