CARTAS DE PARKER E SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR (REVISTA DE ENSINO, 1902 – 1903)

Autores

Palavras-chave:

Aritmética, Cartas de Parker, Saberes profissionais

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que caracterizou as Cartas de Parker como parte do saber profissional do professor que ensinava matemática, a partir da Revista de Ensino no período de 1902 e 1903. Foram utilizados Valente et al. (2017) sobre o saber profissional; e Morais, Bertini e Valente (2021) sobre a matemática do ensino e as categorias de análise. Por meio do exame efetuado a partir das Cartas de Parker, foi possível caracterizar uma sequência de: números; fração; e as quatro operações e estabelecer uma graduação, em que o professor deveria seguir o ensino dos conteúdos a partir da observação até chegar a ação. E, os exercícios e problemas eram utilizados na maioria dos casos para fixação e em outros para a construção de significados. As categorias de análise permitiram caracterizar as Cartas de Parker como um material didático parte do saber profissional do professor que ensinava matemática.

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Biografia do Autor

Mariana Nunes Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Referências

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Publicado

2022-04-08

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Como Citar

ANDRADE, M. N.; SANTOS, I. B. dos. CARTAS DE PARKER E SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR (REVISTA DE ENSINO, 1902 – 1903). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/159. Acesso em: 19 maio. 2024.

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