O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ELEMENTO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA: O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGOGICAS? (1902-1951)

Autores

Palavras-chave:

Materiais Didáticos, Revistas Pedagógicas, Saberes Profissionais

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como intento caracterizar as finalidades dos materiais didáticos como um elemento do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir de orientações publicadas em exemplares de revistas pedagógicas da primeira metade do século XX. Para atingir o objetivo proposto, foram examinados exemplares das revistas: Revista de Ensino, Revista Escolar, Revista do professor. Revista Educação, Revista Escolar Infantil. Os entendimentos para o exame das fontes foram baseados em Souza (2013) para materiais didáticos, Lima e Valente (2019) para a constituição de saberes profissionais e Morais, Bertini e Valente (2021) para matemática do ensino e seus constituintes: sequência, graduação, significado e exercício / problema. Os materiais didáticos identificados foram caracterizados com finalidades diferentes: representação, manipulação e construção sendo vinculado aos saberes aritméticos e geométricos.

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Biografia do Autor

Aila Maiara Santos Nascimento, GHEMAT-Brasil

Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Instrutora de ensino do Kumon-Atalaia, Aracaju, Sergipe, Brasil. 

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor a associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

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Publicado

2022-04-24

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Como Citar

NASCIMENTO, A. M. S.; SANTOS, I. B. dos. O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ELEMENTO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA: O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGOGICAS? (1902-1951). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/161. Acesso em: 19 maio. 2024.

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