MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (1902-1911)

Autores

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Saberes profissionais, Cartas de Parker

Resumo

Neste artigo é apresentado um exercício inicial que trata sobre a função dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática na primeira metade do século XX. E tem como intento caracterizar finalidades dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática a partir de revistas pedagógicas publicadas em marco cronológico de (1902-1911). Sendo assim, foi feito um exame em exemplares da Revista de Ensino. Foi utilizado Souza (2013) para um entendimento sobre materiais didáticos e Valente (2019) com intuito de apuramentos sobre saberes e graduação. A partir do exame foi possível identificar materiais didáticos utilizados de duas formas como material manipulável e como representação. E no caso das Cartas de Parker, que em si já é um material didático é possível identificar a partir das orientações postas nelas o uso de materiais manipuláveis e de representações.

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Biografia do Autor

Aila Maiara Santos Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática(PPGECIMA) na Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFS/São Cristóvão). Membro do grupo de pesquisa denominado Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas atuais da Educação Matemática - NIHPEMAT.

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

NASCIMENTO, A. M. S.; SANTOS, I. B. dos. MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (1902-1911). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/70. Acesso em: 15 maio. 2024.

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