A OPERAÇÃO DE DIVISÃO E OS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA (1930-1965)

Autores

Palavras-chave:

Escola Nova, História da Educação Matemática, Formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel , UFF

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ (07/03/2018). É mestre em Ensino de Matemática pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Ex- professor da licenciatura em Matemática da FEBF. Tem experiência com Educação a Distância.

Letícia Soares de Souza Lopes, UFF

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BORER, L. V. Saberes: Uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 173-199.

BURKE, P. O que é a história do conhecimento? São Paulo: Editora UNESP, 2016.

CARRER, J.J., DOERING, L. R., RIPOLL, C.C. A Divisão Euclidiana e seu Resto desde os Anos Iniciais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2018.

HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B. Saberes um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LAUTERT, S. L. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

PALMER, T. Arithmetic oral and written practilly applied by means suggestive questions. Boston: Andrews’ series of latin school books, 1854.

SAIZ, I. (2009). Dividir com dificuldade ou a dificuldade de dividir. In: PARRA, C., Saiz, I. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 156-185.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in teaching. Educational Researcher. New York, v. 15, n.2, p. 4-14, 1986.

SALVADOR, H. H. F. Dividindo histórias e opiniões: compartilhando e polemizando a operação de divisão. 2012, 58f. Produto de Dissertação de mestrado profissional. Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 377- 385, maio-jun. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178. Acesso em: 10 jan. 2020.

VERGNAUD, G. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, Porto Alegre, Nº 4, p. 9-19. 1996

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 14     PDF downloads: 15

Como Citar

NEGROMONTE PEREIRA, V.; CASTOR MACIEL , P. R.; SOARES DE SOUZA LOPES, L. A OPERAÇÃO DE DIVISÃO E OS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA (1930-1965). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/319. Acesso em: 15 maio. 2024.