UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE EM 1930
Palabras clave:
Ensino Ginasial, Ensino de Álgebra, Ginásio, MatemáticaResumen
O presente artigo tem por objetivo trazer alguns elementos da pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo caracterizar o ensino de álgebra no Ginásio Municipal de Campo Grande na década de 1930, por meio da análise de livros adotados nesta instituição. Para tanto, buscou-se aporte em Burke (2008, 2016), Chervel (1990), Julia (2012), Lopes e Macedo (2014), Hofstetter e Schneuwly (2017). Neste artigo utilizou-se como fonte o livro didático do professor Jácomo Stávale, adotado pelo ginásio para a primeira série ginasial. Como resultados iniciais, pode-se inferir que as ideias iniciais da álgebra são exploradas pelo autor nas atividades ao utilizar a letra para indicar um valor que pode ser encontrado por meio da aplicação de operações aritméticas, ainda, o autor defende o uso do método dedutivo com os alunos do primeiro ano ginasial. Pode-se inferir que um embrião da resolução de equações já é apresentado no livro do professor Stávale.
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