COMUNICADOS ESCOLARES CATARINENSES: caracterização de uma metodologia de ensino de aritmética da Escola Nova
Palavras-chave:
Micro-história, Estratégias, Táticas, Hist´ória da educação matemáticaDownloads
Referências
CALLADO, J. B.. Comunicado Escolar: Comunicado, Florianópolis – SC: Grupo Escolar Silveira de Souza, jul, 1943
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
D’AVILA, A. Práticas Escolares. 10ª ed. São Paulo: Edição Saraiva, 1965.
LEVI, G.. Microhistoria e Historia Global. Revista Historia Crítica, Foscaria – Itália, 69, 2018, p. 21-35.
MARTINELLI, O. Comunicado Escolar: Comunicado, SC: Grupo Escolar Ruy Barbosa, 1941
PERES, O. Comunicado Escolar: Comunicado, SC: Grupo Escolar Olavo Bilac, 1941
PIRES, V. S. Comunicados escolares: reflexões sobre o ensino de matemática nos grupos escolares catarinenses (1941 – 1950). 2022. Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
REVEL, J. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Tradução de Anne-Marie Milon de Oliveira, Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45 set./dez. 2010
SANTA CATARINA. Circular n. 37, 28 de maio de 1941. Reuniões pedagógicas, 1941. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134068. Acesso em 10.abr.2023.
SANTA CATARINA. Circular n. 32, de 26 de setembro de 1935 — recomenda para as bibliotecas dos Grupos Escolares a compra dos livros da Companhia Editora Nacional, sob direção de Fernando de Azevedo — Série III — Atualidades Pedagógicas. Circulares 1930-1941. Florianópolis: Imprensa Oficial, 1942.
TREVISAN, T. A. A Pedagogia por meio de pedagogia: teoria e prática (1954), de Antônio D’Ávila. 2007, 165 f, Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista. Marília – SP, 2007
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 47 PDF downloads: 30