A OPERAÇÃO DE DIVISÃO COMO UM SABER PARA ENSINAR, EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA (1930-1965)

Authors

Keywords:

Escola Nova, História da Educação Matemática, Formação de professores

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Soares de Souza Lopes, UFF

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.

Victor Negromonte Pereira, UERJ

Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9298-6636. E-mail: victornegromonte25@gmail.com.

Paulo Roberto Castor Maciel , UFF

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ (07/03/2018). É mestre em Ensino de Matemática pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Ex- professor da licenciatura em Matemática da FEBF. Tem experiência com Educação a Distância.

References

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BORER, L. V. Saberes: Uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 173-199.

BURKE, P. O que é a história do conhecimento? São Paulo: Editora UNESP, 2016.

CARRER, J.J., DOERING, L. R., RIPOLL, C.C. A Divisão Euclidiana e seu Resto desde os Anos Iniciais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2018.

HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B. Saberes um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LAUTERT, S. L. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

PALMER, T. Arithmetic oral and written practilly applied by means suggestive questions. Boston: Andrews’ series of latin school books, 1854.

SAIZ, I. (2009). Dividir com dificuldade ou a dificuldade de dividir. In: PARRA, C., Saiz, I. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 156-185.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in teaching. Educational Researcher. New York, v. 15, n.2, p. 4-14, 1986.

SALVADOR, H. H. F. Dividindo histórias e opiniões: compartilhando e polemizando a operação de divisão. 2012, 58f. Produto de Dissertação de mestrado profissional. Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, v. 20, n. 3, p. 377- 385, maio-jun. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178. Acesso em: 10 jan. 2020.

VERGNAUD, G. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, Porto Alegre, Nº 4, p. 9-19. 1996

Published

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 48     PDF (Português (Brasil)) downloads: 56

How to Cite

LOPES, L. S. de S.; PEREIRA, V. N.; MACIEL , P. R. C. A OPERAÇÃO DE DIVISÃO COMO UM SABER PARA ENSINAR, EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA (1930-1965). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/319. Acesso em: 21 nov. 2024.