A VIDA RIBEIRA E A SALA DE AULA: O ENTRELAÇAR DE POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Keywords:
Escola Ribeira, Educação Matemática, Ensino AprendizagemDownloads
References
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
COSTA, L. F. M.; GHEDIN, E. LUCENA, I. C. R. Aprendizagem Significativa em Processos de Formação de Professores que Ensinam Matemática em Escolas do Campo Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review. v.3, n°1, 2013, p. 35-46.
COSTA, L. F. M.; SOUZA, E. G.; LUCENA, I. C. R. Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método. Perspectivas da Educação Matemática/ Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. v.8, número temático, 2015, p.727-748.
D’AMBRÓSIO, U. Do Saber Matemático ao Fazer Pedagógico: o desafio da educação. Revista Educação Matemática em Foco. v. 1, nº 1, 2012. Campina Grande: EDUEPB, 2012. p.53-63. Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 2000.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2015.
GARCIA,D. P. B.; RIBEIRO, F. G.; DUTRA, L. R. Mudança semântica do sufixo -inho no português contemporâneo. III Semana da Fundação. (Itaperuna, RJ) Anais do Congresso. Itaperuna: Centro Universitário São José de Itaperuna, agosto, 2017. P. 59 – 72. ISSN 2175-8255 Edição especial da TRANSFORMAR – Revista do Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE)| Fundação Educacional e Cultural São José – Centro Universitário São José de Itaperuna.
GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa Qualitativa e subjetividade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2010.
MOREIRA, M. A. Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educación Científica. v. 7, nº. 2, 2012, p. 23-30.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
OLIVEIRA, I. A. Cartografias Ribeirinhas: Saberes e Representações sobre Práticas Sociais Cotidianas de Alfabetizandos Amazônidas. Belém, EDUEPA, 2008.
SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987.
NUNES, T.; CAMPOS, T. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. Educação Matemática 1: números e operações numéricas. 2ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
SILVA, F. S.; DEBLER, C. D. O uso do diminutivo inho e suas possíveis significações pelo viés da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) e da Linguística formal. Signo, Santa Cruz do Sul. v. 45, n. 82, jan. 2020. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/ 14265>. Acessado em 03/07/2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-rendimento. Acessado em 04 de junho de 2021.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 6 ed., 2 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 40