A VIDA RIBEIRA E A SALA DE AULA: O ENTRELAÇAR DE POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

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Palabras clave:

Escola Ribeira, Educação Matemática, Ensino Aprendizagem

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Biografía del autor/a

Batista Santos, UFSCar

 

Doutorando em Educação Matemática (PPGE) pela UFSCar 

Ademir Donizeti Caldeira, ufscar

Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), Mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992), Doutorado em Educação pela Faculdade de Edcuação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP, 1998) e pós doutoramento na Universidade NOVA de Lisboa em Portugal (2022-2023). Credenciado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar (CAPES 6). Tutor do PET Saberes Indígenas da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura (CNPq). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisas Educação em Fronteiras (EmF); Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) e do Observatório de Literacia Oceânica (OLO ) da Universidade NOVA de Lisboa - Portugal. Atuou como Pró-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Vice-diretor do Centro de Ciência da Educação (2008-2010) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Diretor do Curso de Matemática (1998-2003) da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Tem experiências na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação Matemática, Etnomatemática, Educação das Relações Étnico-Raciais.

Elizângela Maria Pinheiro da Costa, Fundação Escola Bosque-FunBosque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004) e Pós graduação em nível de Especialização em Educação infantil (2012), também na Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor com licenciatura plena em pedagogia no Centro de Referencia em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, atuando nas series iniciais e Técnica em Educação na Seduc-Pa

Miguel Moraes dos Santos, Fundação Escola Bosque-FunBosque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil; Artes Visuais (Fatefig) e Educação Especial (faveni). Mestrado em educação em Concentração Pedagógica pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2019). Doutorado m Saberes Tecnológicos na Educação pela Universidade Federal de Goiânia (2023). Professor Da Fundação Centro de Refer~encia em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorf Moreira-FunBosque.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem.

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Publicado

2024-04-30

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Cómo citar

SANTOS, B.; CALDEIRA, A. D.; COSTA, E. M. P. da; SANTOS, M. M. dos. A VIDA RIBEIRA E A SALA DE AULA: O ENTRELAÇAR DE POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/353. Acesso em: 21 nov. 2024.