EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: uma análise a partir de documentos nacionais e paranaenses

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Médio, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Saberes Profissionais

Resumen

Este estudo, proposto para dois Projetos de Iniciação Científica, pretende investigar, em um deles, a presença da educação financeira nas propostas escolares, bem como a abordagem indicada para o ensino desse tema, nos anos finais do Ensino fundamental. No outro, o mesmo tema será abordado no Ensino Médio. Os documentos que serão utilizados como fontes principais são: a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e o Currículo para a Escola Básica do estado do Paraná (1990). Tratando-se de uma pesquisa em História da educação Matemática, os escritos de Valente (2020), Pinto (2014), Vidal (2010) e Mendes (2015) serão suporte. Entendendo que a cultura, a cultura escolar e a história das disciplinas estarão presentes nos estudos, os escritos de Bitencourt (2003), Chartier (1990) e Chervel (1990) nortearão a pesquisa. A pesquisa terá como metodologias: a história oral (MEIHY E HOLANDA, 2020) e a pesquisa exploratória e explicativa (LAKATOS, 2003). Pretende-se, assim, entender a inserção da educação financeira na Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liceia Alves Pires, UNESPAR

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranaguá), cidade de Paranaguá, estado do Paraná, Brasil.

Mariliza Simonete Portela, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora efetiva na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranaguá),  cidade de Paranaguá, estado do Paraná, Brasil.

Citas

BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 173-199.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BITTENCOURT, C. M. F. Disciplinas escolares: história e pesquisa. In: História das disciplinas escolares no Brasil: contribuição para o debate. Bragança Paulista: Edusf, 2003. p. 9-38.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

CORDEIRO, N. J. N; COSTA, M. G. V.; SILVA, M.N da. Educação financeira no Brasil: uma perspetiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69 – 84, 2018.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas 2003.

MENDES I. A. M. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado do Paraná,1990.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PR, 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Currículo da rede estadual paranaense - CREP – Língua Inglesa, EF. Curitiba: SEED, 2019.

PINTO, N. B. História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teóricos-metodológicos de uma prática historiográfica. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 125-142, jan./abr. 2014.

VALENTE, W. R. Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

VIDAL D. G.; SCHWARTZ, C. M. (Orgs.). História das culturas escolares no Brasil. Vitória: EDUFES, 2010.

Publicado

2023-04-01

Métricas


Visualizações do artigo: 221     pdf (Português (Brasil)) downloads: 89

Cómo citar

PIRES, L. A.; PORTELA, M. S. EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: uma análise a partir de documentos nacionais e paranaenses. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/203. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais