ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
o caso da professora Simone
Palabras clave:
Escrita docente, Educação Matemática, Análise de ConteúdoResumen
Apresenta-se neste artigo um estudo de caso desenvolvido ao longo do ano de 2021 com uma professora, pedagoga, atuante no terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo, acerca do registro docente e sua utilização como aporte metodológico nas aulas de Matemática. Como fonte de informação para seu desenvolvimento foi utilizado o diário de campo da professora sob a perspectiva etnográfica do registro docente. De modo a interpretar e analisar os dados coletados utilizou-se da Análise de Conteúdo sob a perspectiva francesa. Como resultados constatou-se que os conteúdos se organizaram no discurso da professora sob as categorias 1. Conceito como elemento base do processo, 2. Escolhas metodológicas, 3. Aferição do processo e continuidade e 4. Emoção e prática pedagógica.
O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/94
Descargas
Citas
ANDRÉ, M. EL. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 1 edição. Campinas: Papirus, 1995.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1 edição. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENEDICT, R. Padrões de cultura. 2 edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
FRANCO, M. A. S.. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, v. 41, n. Educ. Pesqui., 2015 41(3), p. 601–614, jul. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384.
JARDILINO, J. R. L. Políticas de Formação de Professores em conflito com o currículo:Estágio Supervisionado e PIBID. Educação, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 353–366, 2014. DOI: 10.5902/1984644412068. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/12068.
JULIO, R. S.; SILVA, G. H. G. DA .. Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, n. Bolema, 2018 32(62), p. 1012–1029, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/mzVW5WQRj3VChHqXHh5s79N/abstract/?lang=pt#.
LARROSA, J. A Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, [S. l.], v. 29, n. 1, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25417.
MOMETTI, C. O saber necessário à prática docente na humanidade digital. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 18, p. e021010, 2021a. DOI: 10.37001/remat25269062v17id482. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/482.
MOMETTI, C. As consciências sociológicas de professores polivalentes na Educação Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 1, p. 148-264, 1 jul. 2021b. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1564.
PROENÇA, M. C. DE. O ensino de frações via resolução de problemas na formação de futuras professoras de pedagogia. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. Bolema, 2015 29(52), p. 729–755, ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a15.
RESENDE, G; MESQUITA, M. G. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de matemática em escolas do município de Divinópolis (MG). Educação Matemática Pesquisa, 2013, 15(1), pp. 199-222. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9841.
TURNER, J. H. Emotions, Sociology of. Wiley Blackwell Encyclopedia of Health, Illness, Behavior, and Society (eds W.C. Cockerham, R. Dingwall and S. Quah). 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781118410868.wbehibs504.
YIN, R. K. Case study: research and applications. 6 edição. Sage publications, 2015.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 1 edição. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 82