ELEMENTOS CULTURAIS DA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKÔ PARA O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO FUNDAMENTAL II

Autores/as

Palabras clave:

Memórias, Cultura, Artesanato

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaela de Souza Melo, UFPA

Aluna de Licenciatura em Matemática

Kessia Maria Ferreira de Oliveira, UNIFESSPA

Aluna Licencianda em Matemática.

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permamente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências , PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2024.

BRASIL. LDBEN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/1996. Atualizada em junho de 2018. Disponível em: lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf (senado.leg.br). Acesso no dia 11 de outubro de 2023.

D`AMBRÓSIO, U. Educação Matemática Da teoria à Prática.17ª 2009 Campinas, SP: Papirus 1996- (Coleção perspectivas em Educação Matemática). Acesso dia 16 de março 2023.

FUNBIO. Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Povo Kayapó já foi conhecido como Kayapó do Norte e teve comunidade indígena homônima no Brasil. 2022.7 Disponível em: Povo Kayapó já foi conhecido como Kayapó do Norte e teve comunidade indígena homônima no Brasil (funbio.org.br). Acesso no dia 13 de novembro de 2023.

MATTOS, S. M. N. de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. Acesso dia 16 de março 2023

MAGRIL-Agronomia e Topografia para fins de REURB. Dados coletados do levantamento de Georreferenciamento, em Barreiras do Campos, Município de Santana do Araguaia-PA. Equipamento utilizados para coleta foi o RTK T300 da Conav.

SILVA, R. L. Sequências didáticas e a integração de saberes na educação do campo [livro eletrônico] – Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021. ISBN 978-65-89949-34-3b.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 50     PDF (Português (Brasil)) downloads: 55

Cómo citar

ARAÚJO DA CRUZ, M.; MELO, R. de S.; OLIVEIRA, K. M. F. de; SILVA, R. L. da. ELEMENTOS CULTURAIS DA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKÔ PARA O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO FUNDAMENTAL II. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/298. Acesso em: 21 nov. 2024.