ETNOMATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DOS CONCEITOS PROPOSTOS POR UBIRATAN D´AMBROSIO

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Comunidades Indígenas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marinildo Barreto de Leão, UFMS

 

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Patrícia Sandalo Pereira , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Citas

BRITO, A. P. G.; OLIVEIRA, G. S.; SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2354. Acesso em: 2 mar. 2024.

D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–13, jan./jun. 2011.

D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 99 - 120, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27965. Acesso em: 1 mar. 2024.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

D´AMBROSIO, U. (org.). Declarações dos Fóruns de Ciência e Cultura da UNESCO (Veneza, Vancouver e Belém e a Carta da Transdisciplinaridade), Textos Universitários, Editora da Universidade de Brasília, 1994.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática e Transdisciplinaridade: as razões do coração. THOT, n. 65, São Paulo: Palas Athena, p. 3-8, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONZÁLEZ REY, F. L. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação. n. 13, São Paulo – SP, p. 9 – 15, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32815. Acesso em: 2 mar. 2024.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

RADFORD, L. Las Etnomatemáticas en la Encrucijada de la Descolonización y la Recolonización de Saberes. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v.14, n. 2, p. 1-31, 2021.

PEREIRA, Patrícia Sandalo. Ubiratan D´Ambrosio (APUA): desvelando a transdisciplinaridade. Revista de História da Educação Matemática. SBHMat, v. 9, p. 1 – 13, 2023.

ROSA, M.; OREY, D. C. Fragmentos históricos do programa etnomatemática. In: Nobre, S., Bertato, F., & Saraiva, L. (Eds.). Anais/Actas do 6º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática. São João del Rei – MG: UFSJ/SBHMat, 2014, p. 535-558.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 95     PDF (Português (Brasil)) downloads: 105

Cómo citar

BARRETO DE LEÃO, M.; PEREIRA , P. S. ETNOMATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DOS CONCEITOS PROPOSTOS POR UBIRATAN D´AMBROSIO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/341. Acesso em: 21 nov. 2024.