ETNOMATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DOS CONCEITOS PROPOSTOS POR UBIRATAN D´AMBROSIO
Palabras clave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Comunidades IndígenasDescargas
Citas
BRITO, A. P. G.; OLIVEIRA, G. S.; SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2354. Acesso em: 2 mar. 2024.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–13, jan./jun. 2011.
D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 99 - 120, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27965. Acesso em: 1 mar. 2024.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.
D´AMBROSIO, U. (org.). Declarações dos Fóruns de Ciência e Cultura da UNESCO (Veneza, Vancouver e Belém e a Carta da Transdisciplinaridade), Textos Universitários, Editora da Universidade de Brasília, 1994.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática e Transdisciplinaridade: as razões do coração. THOT, n. 65, São Paulo: Palas Athena, p. 3-8, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZÁLEZ REY, F. L. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação. n. 13, São Paulo – SP, p. 9 – 15, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32815. Acesso em: 2 mar. 2024.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
RADFORD, L. Las Etnomatemáticas en la Encrucijada de la Descolonización y la Recolonización de Saberes. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v.14, n. 2, p. 1-31, 2021.
PEREIRA, Patrícia Sandalo. Ubiratan D´Ambrosio (APUA): desvelando a transdisciplinaridade. Revista de História da Educação Matemática. SBHMat, v. 9, p. 1 – 13, 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. Fragmentos históricos do programa etnomatemática. In: Nobre, S., Bertato, F., & Saraiva, L. (Eds.). Anais/Actas do 6º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática. São João del Rei – MG: UFSJ/SBHMat, 2014, p. 535-558.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 95 PDF (Português (Brasil)) downloads: 105