Os SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

Palabras clave:

Desenvolvimento profissional, Formação docente, Prática docente

Resumen

Nos propomos com este projeto, investigar os saberes docentes mobilizados na prática de um grupo de Professores que Ensinam Matemática nas turmas de 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizaremos de pesquisa qualitativa participante. Como técnica de recolha de informações será utilizado a entrevista, mediante o uso dos instrumentos: questionário, aplicativo de mensagens whatsapp, plataforma google meet e gravador. Quantos aos participantes serão cinco Professores que Ensinam Matemática no Colégio Estadual Campos Brasil unidade escolar da rede públicas estadual, no município de Araguaína/TO. Quanto a problemática nos inquietamos em saber: que saberes docentes os Professores que Ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental mobilizam na prática docente? Como resultado esperamos conseguir identificar e detalhar tais saberes, com isso contribuir para ampliação das pesquisas sobre saberes docentes no contexto da região norte do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tadeu Oliver Gonçalves , Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, Tocantins, Brasil

Vangela Azevedo dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fiscal Ambiental no Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), Araguaína, Tocantins, Brasil

Citas

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física,2017.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante e a participação da pesquisa: Um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In BRANDÃO, C. R. e STRECK, D. R. (org.) pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida – SP: Ideias & Letras, 2006. p. 17 -54.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). IDEB - Resultados e Metas. 2019. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=618509. Acesso em: 20 set. 2020.

Crecci, V. M., Nacarato, A. M., & Fiorentini, D. (2017). Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Zetetike, 25(1), 1–6. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8649175.

FIORENTINI, D. Uma história de reflexão e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E. M. (Org.). Campinas: Alínea, 2006. p. 13-36.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012/ Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016. ISBN: 978-85-7713-198-3

GONÇALVES, T. O.; SILVA, I. M. Mapeamento de pesquisas da Região Norte sobre o professor que ensina matemática: principais tendências. In. FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: 2016. p. 293 – 316.

GAUTHEIR, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporânea sobre saber docente. Trad. Francisco Pereira. Ijuí: ed. Unijuí, 1998.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.

MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. A relação entre Saberes Docentes e a Formação Continuada: Teses e Dissertações 2012-2017. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2260-2274, out./ dez., 2019

MORAIS, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí RS: UNIJUÍ, 2011.

MORUZZI, A. B.; PÁTARO, C. S. O.; PÁTARO, R. F. Formação de professores: problemas e perspectivas. In: PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Processos de Formação de Professores: narrativas, grupo colaborativo e mentoria. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Selma Garrido; Ghedin, Evando (orgs.). Professor reflexivo no Brasil Gênese e Crítica de um Conceito.São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

QUEIROZ, J. C. Os Saberes Docentes na Formação de Professores de Matemática. 2016. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2433 . Acesso em 01 out 2020.

SCHÖN, D. A. La formación de profissionales reflexivos. Hacia um nuevo diseño de la enseñonza y el aprendizaje em las profissiones. Barcelona: Paidós, 1983.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teachig. EUA: 1986ª.

TANCREDI, R. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, n. 13, Jan- Abr/2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16, ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TOCANTINS. Instrução Normativa nº 06, de 14 de julho de 2020. Dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a regulamentação do Apoio à Pesquisa na Educação Básica, em unidades jurisdicionadas à Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, e adota outras providências. Diário oficial do estado do Tocantins. Palmas, 16 JUL DE 2020. Nº 5644 p. 15.

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 306     PDF (Português (Brasil)) downloads: 178

Cómo citar

GONÇALVES , T. O. .; MELO, E. A. P. de .; SANTOS, V. A. dos . Os SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/36. Acesso em: 23 nov. 2024.