BUSCANDO DIÁLOGOS ENTRE O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA DE UBIRATAN D`AMBROSIO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

  • Carlos Eduardo Petronilho Boiago carlos.boiago@educacao.mg.gov.br
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Coppe de Oliveira criscopp@ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-0378-810X

Palabras clave:

Etnomatemática, Resolução de Problemas, Ubiratan D'Ambrosio

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente coordena o GT 05 ? História da Matemática e Cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tendo concluído o estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com a temática Educação Matemática para as relações étnico-raciais.É líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm e vice-coordenadora executiva do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia - NEAB/UFU, nos quais desenvolve projetos relacionados à História da Educação Matemática Brasileira e a Etnomatemática, enfatizando a pessoa e obra de Júlio César de Mello e Souza - Malba Tahan (1885-1975) e os discursos que se estabelecem em suas obras raras. Em uma perspectiva cultural investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática, por meio da implementação das Leis 10638/03 e 11645/08 e as possibilidades de rompimento com o racismo científico que se estabelece em ideias eurocêntricas. Participa ainda como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática da Universidade de São Paulo (GEPEm). É professora adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da mesma instituição. Ministra disciplinas da Educação Matemática nos cursos de Matemática e Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP. Na vertente extensionista desenvolveu vários projetos, tendo sido coordenadora da Área Relações Etnico-raciais do Projeto Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - MEC; participou como formadora do Projeto A Cor da Cultura III (2013-2014) promovido pela Fundação Roberto Marinho, TV Futura, SEPPIR, MEC e Petrobrás. Atuou como vice-coordenadora do curso de Formação Inicial em História e Cultura Africana e Afro-brasileira promovido pelo NEAB/UFU em parceria com a PROGRAD/UFU, ministrando o módulo referente à Etnomatemática e como coordenadora do subprojeto Diversidade Cultural do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007).

Citas

ASCHER, M. Ethnomathematics. A multicultural view of mathematical ideas. Pacifc

Groove: Brooks/Cole Publishing Company, 1991.

BISHOP, A J. Mathematical enculturation: a cultural perspective on Mathematics

Education. Kluwer: Academic Publishers, 1988.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: 1ª apresentação conceitual. In: SOUSA, O.S.(Org.) e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. Teresina: IFPI, 2020.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade. 2a

Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 110 p. (Coleção Tendências em Educação

Matemática).

D'AMBROSIO, Ubiratan. In my opinion: What is ethnomathematics, and how can it help children in schools?. Teaching children mathematics, v. 7, n. 6, p. 308-310, 2001.

FERREIRA, E. S. Etnomatemática: Uma Proposta Metodológica. Rio de Janeiro:

MEM/USU, 1997, 101 p. (Série Reflexão em Educação Matemática).

FERREIRA, E. S. Por uma Teoria da Etnomatemática. BOLEMA, Rio Claro, n. 7, p.

-35, 1991.

GERDES, P. Etnomatemática: Cultura, Matemática, Educação. Maputo. Moçambique,

KNIJNIK, G. O saber acadêmico e o saber popular na luta pela terra. Educação

Matemática em Revista, Blumenau, n. 1, p. 5-11, 1993.

POLYA, G. Polya, un clásico en resolución de problemas. Suma, v. 22, p. 103-107, 1945.

POWELL, A.; FRANKENSTEIN, M. Ethnomathematics: Challenging Eurocentrism in Mathematics Education. Disponível em: www.ethnomath.org/resources/ISGEm/094.htm. Acesso em:28/02/2025.

SCHOENFELD, A. H. Mathematical problem solving. Elsevier, 2014.

Publicado

2025-03-19

Métricas


Visualizações do artigo: 9     PDF (Português (Brasil)) downloads: 13

Cómo citar

EDUARDO PETRONILHO BOIAGO, C.; COPPE DE OLIVEIRA, C. BUSCANDO DIÁLOGOS ENTRE O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA DE UBIRATAN D`AMBROSIO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/456. Acesso em: 3 abr. 2025.

Número

Sección

EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores