NAS MINAS, NAS ROTAS, NAS TRILHAS: movimentos e ações em para uma educação (matemática) antirracista

Autores

Palavras-chave:

Programa etnomatemática, Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Ensino de matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Coppe de Oliveira, ICENP/UFU

Doutora em Educação pela  Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora do ICENP/UFU, Ituiutaba, MG, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0378-810X. E-mail: coppedeoliveira@gmail.com.

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisador do ICENP/NUPEm/UFU, Ituiutaba, MG, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000. E-mail: rfpires@ufu.br.

Viviane de Andrade Vieira Almeida, UFU

Doutoranda em Educação para a Ciência pela Instituição UNESP. Técnica de laboratório na Instituição ICENP/UFU e pesquisadora do NUPEm/UFU, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4636-2405. E-mail: viviane.andradevieira@gmail.com.

Referências

XXXXXXXX. 2012.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: um programa. A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, n. 1, p. 5-11, 1993.

D’AMBROSIO. U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica: Belo Horizonte, 2019.

D’AMBROSIO, U. A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.

RODRIGUES, J.; CLARK OREY, D.; ROSA, M. AS TRILHAS ETNOMATEMÁTICAS COMO UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGOGICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–141, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12724. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12724. Acesso em: 30 mar. 2024.

SOUZA, V. R. Presença africana na arquitetura e na educação brasileira : uma perspectiva decolonial sob a égide da Etnomatemática. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Unesp. Rio Claro, 2021.

TRINDADE, A. L. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros e Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da; BRANDÃO, Ana Paula (org.). Modos de Brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. (Coleção A Cor da Cultura, v. 5.).

VERGANI. T. Educação Etnomatemática: o que é? Lisboa: Pandora, 2000.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 6     PDF downloads: 13

Como Citar

COPPE DE OLIVEIRA, C.; FERNANDO PIRES, R.; DE ANDRADE VIEIRA ALMEIDA, V. NAS MINAS, NAS ROTAS, NAS TRILHAS: movimentos e ações em para uma educação (matemática) antirracista. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/379. Acesso em: 15 maio. 2024.