NAS MINAS, NAS ROTAS, NAS TRILHAS: movimentos e ações em para uma educação (matemática) antirracista
Palavras-chave:
Programa etnomatemática, Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Ensino de matemáticaDownloads
Referências
XXXXXXXX. 2012.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: um programa. A Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, n. 1, p. 5-11, 1993.
D’AMBROSIO. U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica: Belo Horizonte, 2019.
D’AMBROSIO, U. A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
RODRIGUES, J.; CLARK OREY, D.; ROSA, M. AS TRILHAS ETNOMATEMÁTICAS COMO UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGOGICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–141, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12724. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12724. Acesso em: 30 mar. 2024.
SOUZA, V. R. Presença africana na arquitetura e na educação brasileira : uma perspectiva decolonial sob a égide da Etnomatemática. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Unesp. Rio Claro, 2021.
TRINDADE, A. L. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros e Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da; BRANDÃO, Ana Paula (org.). Modos de Brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. (Coleção A Cor da Cultura, v. 5.).
VERGANI. T. Educação Etnomatemática: o que é? Lisboa: Pandora, 2000.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 45 PDF downloads: 39