SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES

ensinar matemática a jovens e adultos

Autores/as

Palabras clave:

Saberes Profissionais, Aulas de matemática, Formação de professores

Resumen

Este artigo trata de uma pesquisa acerca dos saberes profissionais mobilizados por um professor licenciado em matemática para ensinar a jovens e adultos no final dos anos 90 do século XX.  Para tanto buscamos analisar como este professor desenvolveu as suas aulas, quais recursos didáticos, livros e currículo pautou o seu trabalho. Os dados coletados foram analisados a partir dos dos referenciais teóricos de Tardif (2000) e Valente (2017). As análises dos dados indicaram que este professor, mesmo não tendo recebido formação em sua graduação para trabalhar com este público, já que à época não fazia parte dos currículos das licenciatura em matemática comtemplar jovens e adultos, ele mobilizou diferentes saberes profissionais e conjecturamos que seus alunos aprenderam algo sobre matemática.    

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Edlene Cavalcanti Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Miriam Correa da Silva, Secretaria Municipal de São José da Lage

Mestre em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Técnica Educacional da Secretaria Municipal de São José da Lage, Alagoas, Brasil

Citas

Os autores não submeteram os textos completos nos ANAIS.

Publicado

2021-07-23

Métricas


Visualizações do artigo: 94     PDF (Português (Brasil)) downloads: 67

Cómo citar

CARVALHO, M. B. Q. de; SANTOS, E. C. .; SILVA, M. C. da . SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: ensinar matemática a jovens e adultos. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/80. Acesso em: 21 nov. 2024.