A GEOMETRIA ENSINADA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA, 1952-1953
Palavras-chave:
Formação de Professores, Saberes Profissionais, Geometria Ensinada, Ensino PrimárioResumo
A tese em andamento, tem como objetivo caracterizar a Geometria Ensinada, a partir dos Cadernos Escolares do ensino primário, 1950-1960. Enquanto referencial teórico-metodológico utilizou-se os estudos de Valente (2019) para compreender historicamente os saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações e decretos, com foco nos processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática. Para tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da Matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação, buscou-se os estudos de Hofstetter e Valente (2017); Bertini, Morais e Valente (2017). No que concerne à matemática ensinada, buscou-se os estudos de Novaes, Bertini, Siqueira Filho (2017); Bertini (2019). Os resultados parciais apontam que a Geometria Ensinada no Ensino Primário, estava pautada no ensino das linhas, ângulos e formas geométricas sem auxílio de régua, á mão livre.
Downloads
Referências
ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Cláudia Regina; KUHN, Thaline Thiesen. Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte. Revista Linhas. Florianópolis, v. 167 n. 33, p. 309-332, jan./abr. 2016.
CAPUTO, Débora Rodrigues. O saber desenho no ensino primário a partir das revistas do ensino de minas gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades. Dissertação de Mestrado. Juiz de Fora, 2017.
CARROS, Silvia de Castro de. O ensino de geometria na formação de professores primários em Minas Gerais entre as décadas de 1890 e 1940. Dissertação de Mestrado. Juiz de Fora, 2015.
D’ESQUÍVEL, Márcio Oliveira. O ensino de Desenho e Geometria para a escola primária na Bahia. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (2015) .
D’ESQUÍVEL, Márcio Oliveira. Primeiras noções de geometria prática (1894 -1966): a obra e as mudanças no saber profissional do professor que ensina geometria. Tese de Doutorado. São Paulo, 2019.
FONSECA, Simone Silva da. Aproximações distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911-1930). Dissertação de Mestrado. Aracaju-SE, 2015.
FRIZZARINI, Cláudia Regina Boen. Do Ensino Intuitivo para escola Ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2014.
GARCIA, Maria das Graças Schinniger A. O desenho como matéria em Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950. Dissertação de Mestrado - Juiz de Fora, 2018.
GIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950. 2020. Tese de Doutorado.
GUIMARÃES, Marcos Denilson. Por que ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades 1829-1950. Tese de Doutorado. São Paulo, 2017.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Tradução de Gizele de Souza. Revista Brasileira História da Educação, n.1, jan./jun. 2001, p 9 -43.
KUHN, Thaline Thisen. Aproximações da Geometria e do Desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Dissertação de Mestrado. Santa Catarina, 2015.
LEME DA SILVA, M. C. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 1, p. 148-164, 2015.
LEME DA SILVA, M. C. Histórias do Ensino de Geometria nos anos iniciais e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. 1ª ed, São Paulo, 2021. Livraria da Física.
MENESES, R. S. Uma história da geometria escolar no Brasil : de disciplina a conteúdo de ensino. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MENDONÇA, Thiago Neves. Que geometria ensinar às crianças em tempos de matemática moderna? Referências e práticas de uma professora da cidade de juiz de fora. Dissertação de Mestrado. Juiz de Fora, 2016.
OLIVEIRA, Regis Veríssimo Lamas de. Geometria a e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980. Juiz de Fora, 2018.
RODRIGUES, Adriele Cristine Domingos. Saberes geométricos na revista do ensino de Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950. (Dissertação de Mestrado). Juiz de Fora – MG. 2018.
VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730 - 1930. 2. ed. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007.
VALENTE, W. R. (2012). Tempos de império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 73-94. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446/347 Acesso em: 05 de jun. 2015.
VIÑAO, Antonio. Os Cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos a vista: Escola, Memória e Cultura escrita. Rio de Janeiro: ed. UERJ, 2008.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 196 PDF downloads: 109