A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (ACIESP) E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: uma análise de documentos do Acervo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio (APUA)
Palavras-chave:
Acervo Pessoal de Ubiratan D'Ambrosio (APUA), Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), Sociedades Científicas, Educação MatemáticaResumo
Com o tema amplo da história da fundação das primeiras entidades científicas no Brasil, esse estudo delimita-se a apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa documental em correspondências inéditas sobre o processo de criação da ACIESP nos arquivos físicos ainda não catalogados do APUA. Procurando responder à seguinte questão: “haveria no APUA documentos e correspondências inéditos sobre o processo de criação da ACIESP, em volume e detalhamento necessários para a compreensão desse processo histórico?”. Um estudo que se justifica pela necessidade de ampliar as fontes acerca da criação dos campos de saber da Educação Científica e da Educação Matemática no Brasil. Como metodologia, utiliza-se a revisão bibliográfica e a análise de correspondências e documentos pessoais. Como resultados preliminares, relacionados ao seguinte objetivo específico: “inventariar as correspondências e demais documentos encontrados no APUA sobre a ACIESP”, foram encontrados até o momento quinze (15) correspondências e documentos inéditos sobre a ACIESP no APUA, mostrando que há dados suficientes no acervo para sustentar a pesquisa de Mestrado pretendida.
Downloads
Referências
AMORIM, Helder Remigio. Arquivar a própria vida: o acervo pessoal Josué de Castro como instrumento para a pesquisa histórica. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v.6, n.1, p.135-144, jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/3583/2315. Acesso em: 20 mar. 2023.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Essa coisa de guardar: homens de letras e acervos pessoais. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v.12, n.25, p.109-130, maio/ago 2008. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4891583. Acesso em: 08 mar. 2023.
GHEMAT-BRASIL - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Ubiratan D’Ambrosio: itinerários da História da Matemática, da Etnomatemática e da Educação Matemática. Rascunho de projeto do grupo (fase de elaboração pelo grupo Ghemat), 2023.
GHEMAT SP - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de São Paulo. Portal da internet, 2023. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/centro-de-documentacao-acervo. Acesso em: 25 mar. 2023
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis v. 2, n.1, p.28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/1/Rodrigues2007Hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues; SILVA, Maria Célia Leme. História da educação matemática no curso primário e formação de professores no Brasil. Dossiê: História da Educação Matemática, Hist. Educ., 24, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/DqtbYft7NBNRHbGVLpLRPHB/?lang=pt. Acesso em: 25/03/2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 145 pdf downloads: 62