O BLOCO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA, 1997

Autores

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares, Tratamento de Informação, matemática

Resumo

O artigo  em sua problemática proporciona  uma reflexão sobre a inserção do bloco de conteúdo Tratamento da Informação nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os primeiros anos escolares do Ensino Fundamental na tentativa de identificar mudanças que ocorreram nos conteúdos e abordagem deles durante o processo de elaboração do documento. A investigação histórica tem sustentação teórica-metodológica em Hofstetter e Schneuwly (2017a, 2017b), Julia (2001), Valente, Bertini, Morais (2021),  autores que atuam desmitificando concepções acerca do processo de profissionalização docente. Trata-se de uma pesquisa documental onde foi analisada uma das versões preliminares e a versão oficial do Parâmetro Curricular de Matemática para os primeiros anos escolares. A pesquisa identifica que houve alterações na proposta de conteúdos no bloco tratamento de informações oriundas de amadurecimento intelectual dos protagonistas e de reflexões a eles apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Igor Metz, UNIFESP

Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Brasil (UNIFESP). Professor da Faculdade ESIC de Curitiba, Brasil.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática - versão preliminar. Brasília: MEC/SEF, 1995.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática - versão preliminar de agosto / 1996. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, V.3. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. CNE. Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 3/97, de 12 de março de 1997. Os Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0276-0281_c.pdf. Acesso em: 26 mar. 2023.

BÚRIGO, E. Z. Quando os números falam mais alto: imposições, consentimentos e contestações ao reducionismo curricular. Revista e-Curriculum, 19(4), 1513-1541, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1513-1541. Acesso em: 24 mar. 2023.

CHADDAD, F. R. Análise Crítica da Elaboração, da Pedagogia e da Orientação dos PCNS. Revista Mimesis, v. 36, n.1, 5-24, 2015. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v36_n1_2015.htm. Acesso em: 24 mar. 2023.

GUILLEN, C. H.; MIGUEL, M. E. B. A alfabetização nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que mudou de 1997 a 2017. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 259, p. 567-582, set./dez., 2020. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3910/3867. Acesso em: 24 fev. 2023.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017a., p. 113-172.

HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017b. p. 21-54.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 28 jan. 2023.

LESSA, P. B. Os PCN em materiais didáticos para a formação de professores. 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Educação). – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufjf.br:8080/jspui/handle/ufjf/2011. Acesso em: 15 jan. 2023.

MATOS, R. R. Os PCN de matemática do ensino fundamental: um exame sobre o processo de elaboração e a divulgação em Sergipe. 2012. 161 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Sergipe, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5142. Acesso em: 22 jan. 2023.

METZ, L. I. A Produção dos PCN de Matemática: versão preliminar de agosto de 1996. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., Florianópolis, 2022a. Anais [...], Florianópolis: UFSC, 2022a. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16615. Acesso em: 26 mar. 2023.

METZ, L. I. Célia Maria Carolino Pires. In: VALENTE, W. R. (org.). Dicionário dos Experts: matemática para o ensino e formação de professores, 2022b. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/itens/c%C3%A9lia-maria-carolino-pires. Acesso em: 28 jan. 2023.

MOREIRA, A. F. B. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em questão. Educação e Realidade, v. 21, n. 1, p. 9-22, jan/jun, 1996. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71637/40634. Acesso em: 22 jan. 2023.

PIETROPAOLO, R. C. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: um estudo dos pareceres. Dissertação ( Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.

SILVA, M. C. Maria Amábile Mansutti. In: VALENTE, W. R. (org.). Dicionário dos Experts: matemática para o ensino e formação de professores, 2022. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/itens/maria-amabile-mansutti. Acesso em: 28 jan. 2023.

TEIXEIRA, P. J. M. Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico- metodológicas para a sala de aula da Educação Básica. REMAT, Caxias do Sul, RS, v. 2, n. 2, p. 72-91, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533. Acesso em: 22 mar. 2023.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 21, 2021. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; PINTO, N. B.; MORAIS, R. S. A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2. Acesso em: 01 mar. 2023.

VALENTE, W. R.; METZ, L. I. Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022003, 2022. 10.20396/zet.v30i00.8667446.

WALICHINSKI, D.; SANTOS JUNIOR, G.; ISHIKAWA, E. C. M. Educação estatística e parâmetros curriculares nacionais: algumas considerações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.7, n. 3, set-dez.2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1761. Acesso em: 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Métricas


Visualizações do artigo: 151     pdf downloads: 47

Como Citar

METZ, L. I. O BLOCO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA, 1997. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/250. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais