TRANSFORMAÇÕES EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS (1974 e 2021): em busca dos conhecimentos básicos do cálculo mental
Palavras-chave:
Atividades de matemática, cálculo mental, permanências e transformaçõesDownloads
Referências
BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. CalMe Pro – Cálculo Mental para Professores. REnCiMa. São Paulo, v.12, n.4, p.1-21, jul./set. 2021. Disponível em:<https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/download/2982/1620/>. Acessado em janeiro de 2022.
BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. Conhecimentos e atividades para potencializar o cálculo mental. Acta Scientiarum, s/d, (no prelo).
BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2018.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
DANTE, L. R.; VIANA, F. Ápis Mais: 1° ano. 1. ed. São Paulo: Editora Ática S.A., 2021a.
DANTE, L. R.; VIANA, F. Ápis Mais: 2° ano. 1. ed. São Paulo: Editora Ática S.A., 2021b.
GRUEMA. Curso Moderno de matemática para o ensino de 1º grau - 1. São Paulo: Editora Nacional, 1974.
MORAIS, R. dos S.; BERTINI, L. de F.; VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: do século XIX à BNCC. Edição 1A Editora Livraria da Física, 2021.
PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. ANAIS do VII Seminário de História da Matemática, Guarapuava-PR: Editora da Universidade do Centro-Oeste-UNICENTRO, 2007.
SALLA, J. M.; BERTICELLI, D. G. D. Fenômeno de Vulgata em atividades de matemática que envolvem os conhecimentos básicos do cálculo mental. Revista de História da Educação Matemática, v.9, p. 1–11, 2023. Disponível em <https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562> Acessado em fevereiro de 2023.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, V2.2, p. 28-49, UFSC, 2007.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal (RN), Ano 8, n.12/ Jan.-Jun., 2013.
VILLELA, L. M. A. “Gruema”: uma contribuição para a História da Educação matemática no Brasil. Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.
ZANCAN, S.; BERTICELLI, D. G. D. Número do Dia: uma atividade para potencializar o cálculo mental. Revista Internacional das Últimas Pesquisas em Engenharia e Gestão, pp 01 – 13, Vol. 07 – N° 01, 2023. Disponível em: <http://www.ijlrem.org/CurrentIssue.php>. Acessado em março de 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 41 PDF downloads: 37