LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ: Produção de saberes para o ensino da Matemática durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil.
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Produção de saberes, Movimento da Matemática ModernaDownloads
Referências
BERTINI, L.; MORAIS, R.; VALENTE, W. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação. v.21, 2021, p.1-20. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbhe/a/TzzfSnHMp86ZSQKRXs3GWVd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 14 mar. 2024.
BERTINI, L.; VALENTE (Org). A Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960). Coleção educação e saúde ed. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. v. 1
BÚRIGO, Elisabete Zardo. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: encontro de certezas e ambiguidades. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 35–47, 2006. DOI: 10.7213/rde.v6i18.3226. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3226. Acesso em: 30 maio. 2024.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica de Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955763/mod_resource/content/1/CERTEAU%2C%20M.%20A%20Escrita%20da%20hist%C3%B3ria.pdf . Acesso em: 11 mar. 2024.
CHARTIER, Roger. A História Cultural ⎯ entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.
FRANÇA, Denise Medina. A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna
para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11248 Acesso em: 11 mar. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf . Acesso em: 11 mar. 2024.
HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch//unige:164225 . Acesso em: 11 mar. 2024.
MORAIS, R.S.; PINTO, N.B (Org). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional 1960-2000. Coleção educação e saúde ed. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024. v. 15
PINSKY, C.B (Org). Fontes Históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
VALENTE, W. R (Org). Arquivos pessoais: memória científica e pedagógica do ensino de matemática no Brasil (1920-2020). 1 ed. Santos, SP: GHEMAT‒Brasil, 2024
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 89 PDF downloads: 43