A ARITMÉTICA EM CADERNOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1952)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Curso Primário, Escola Nova

Resumo

A partir da década de 1920 o movimento internacional denominado no Brasil como Escola Nova, pensava em um modelo de educação capaz de proporcionar uma revolução pedagógica, mediante a progressão do conhecimento e respeito ao desenvolvimento infantil. O texto procura buscar vestígios do ideário escolanovista em dois cadernos de Antonio Bogado Fernandes, quando cursava a 1ª série (ensino primário), em 1952 e se as atividades propostas atendiam ao Programa de Emergência editado pelo MEC-Ministério de educação e cultura. O estudo norteia-se pelas questões: A abordagem da aritmética posta nos cadernos, coadunam com as ideias escolanovistas do Programa emergencial? As conclusões ainda são parciais. Os vestígios encontrados nos dois cadernos escolares atestam que estas ideias foram apropriadas e se faziam presentes no ensino de aritmética.

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Biografia do Autor

Denise Medina França, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática pela Instituição (PUC-SP). Professora na Instituição (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Thiago Souza Cunha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

FRANÇA, D. M.; CUNHA, T. S. A ARITMÉTICA EM CADERNOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1952). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/33. Acesso em: 17 maio. 2024.