LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ: Produção de saberes para o ensino da Matemática durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil.

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação Matemática, Produção de saberes, Movimento da Matemática Moderna

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Cristina Naciff Freitas Xavier Cabral da Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Bacabal, Maranhão, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2645-1566. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7445095319096583. E-mail: francisco.amaral@ifma.edu.br.

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área educação matemática- UERJ-Maracanã, das disciplinas educação matemática para crianças, jovens e adultos I e II, e do PROPED- Programa de Pós - Graduação em Educação-Instituições, Práticas Educativas e História-UERJ. Pesquisadora do NEPHE-Núcleo de ensino e pesquisa em história da educação-UERJ e do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Coordenadora do GHEMAT-RIO. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática, formação de professores e História da educação matemática. Na pesquisa, junto ao GHEMAT e NEPHE, investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, história da educação matemática, formação de professores, saberes profissionais dos professores que ensinam matemática.

Citas

BERTINI, L.; MORAIS, R.; VALENTE, W. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação. v.21, 2021, p.1-20. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbhe/a/TzzfSnHMp86ZSQKRXs3GWVd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 14 mar. 2024.

BERTINI, L.; VALENTE (Org). A Matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960). Coleção educação e saúde ed. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. v. 1

BÚRIGO, Elisabete Zardo. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: encontro de certezas e ambiguidades. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 35–47, 2006. DOI: 10.7213/rde.v6i18.3226. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3226. Acesso em: 30 maio. 2024.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica de Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955763/mod_resource/content/1/CERTEAU%2C%20M.%20A%20Escrita%20da%20hist%C3%B3ria.pdf . Acesso em: 11 mar. 2024.

CHARTIER, Roger. A História Cultural ⎯ entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

FRANÇA, Denise Medina. A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna

para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11248 Acesso em: 11 mar. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf . Acesso em: 11 mar. 2024.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch//unige:164225 . Acesso em: 11 mar. 2024.

MORAIS, R.S.; PINTO, N.B (Org). Matemática do ensino: por uma história do saber profissional 1960-2000. Coleção educação e saúde ed. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024. v. 15

PINSKY, C.B (Org). Fontes Históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

VALENTE, W. R (Org). Arquivos pessoais: memória científica e pedagógica do ensino de matemática no Brasil (1920-2020). 1 ed. Santos, SP: GHEMAT‒Brasil, 2024

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 89     PDF (Português (Brasil)) downloads: 43

Cómo citar

SILVA, P. C. N. F. X. C. da; FRANÇA, D. M. LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ: Produção de saberes para o ensino da Matemática durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–5, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/301. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores