ENSINO DA ARITMÉTICA E O ERRO: análise dos escritos de educadores do período de 1920-1960

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Erro, Escola Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Cecílio, PUC-PR

Doutora em Educação, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, Especialista em Gestão e Liderança Universitária, Graduada em Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. Experiência profissional como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Graduação em Licenciaturas e Engenharias, Pós-graduação, Extensão, tutoria EAD, autora de material didático para o Ensino Superior e professora atuante em assuntos relacionados ao atendimento da legislação vigente para a Regulação de Cursos de Graduação. É membro da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância e do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Atualmente realiza pesquisas na área de Formação de Professores e História da Educação Matemática.

Luiz Carlos Palu Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (2003). Possui Especialização em Engenharia e Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009)
Cursa Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020-atualmente).
Membro do GHEMAT

Referências

ABREU, Aracy. Como se deve ensinar a multiplicação. Revista O Ensino, a. 3, n. 2, p. 158-162. 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105387. Acesso em: 16 mar. 2024.

ALBUQUERQUE, Irene de. Tabuada e graduação de cálculos. Revista do Ensino, a. 4, n. 30, p. 3-9, 1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127559. Acesso em 16 mar. 2024.

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; PALU JUNIOR, Luiz Carlos. Avaliação e erro na educação matemática: um estudo nas escolas primárias do Paraná (1920-1960). Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/575. Acesso em: 15 mar. 2024.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Miraflores. Difel Difusão Editorial S/A. 2002.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.

NICLEVES, Aydée. A addição. Revista O Ensino, a. 3, n. 2, p. 152-158. 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105387. Acesso em: 16 mar. 2024.

PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática no ensino da matemática elementar. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo. 1998. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-12022015-151819/en.php. Acesso em 15 mar. 2024.

VALENTE, Wagner R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/. Acesso em: 12 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 43     PDF downloads: 21

Como Citar

CECÍLIO, W.; PALU JUNIOR, L. C. ENSINO DA ARITMÉTICA E O ERRO: análise dos escritos de educadores do período de 1920-1960. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/327. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores