ENSINO DA ARITMÉTICA E O ERRO: análise dos escritos de educadores do período de 1920-1960
Palavras-chave:
História da educação matemática, Erro, Escola Nova.Downloads
Referências
ABREU, Aracy. Como se deve ensinar a multiplicação. Revista O Ensino, a. 3, n. 2, p. 158-162. 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105387. Acesso em: 16 mar. 2024.
ALBUQUERQUE, Irene de. Tabuada e graduação de cálculos. Revista do Ensino, a. 4, n. 30, p. 3-9, 1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127559. Acesso em 16 mar. 2024.
CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; PALU JUNIOR, Luiz Carlos. Avaliação e erro na educação matemática: um estudo nas escolas primárias do Paraná (1920-1960). Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/575. Acesso em: 15 mar. 2024.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Miraflores. Difel Difusão Editorial S/A. 2002.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.
NICLEVES, Aydée. A addição. Revista O Ensino, a. 3, n. 2, p. 152-158. 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105387. Acesso em: 16 mar. 2024.
PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática no ensino da matemática elementar. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo. 1998. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-12022015-151819/en.php. Acesso em 15 mar. 2024.
VALENTE, Wagner R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/. Acesso em: 12 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 43 PDF downloads: 21