ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes
Palavras-chave:
Saberes matemáticos, Ensino de Matemática; cultura e integração de saberes., Etnomatemática; Prática docente; Educação MatemáticaDownloads
Referências
BARTON, B. Dando sentido a Etnomatemática: Etnomatemática fazendo sentido. In: RIBEIRO, J; DOMITE, M; FERREIRA, R (Org). Etnomatemática: papel, valores e significado. São Paulo: Zouk, 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto. 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 9 de março de 2022.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Ensino de Ciências: Estudos Avançados, 32 (94), set./dez., 2018. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0014. Acesso em 20 de outubro de 2023.
GERDES, P. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 53 PDF downloads: 29