ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes

Autores/as

Palabras clave:

Saberes matemáticos, Ensino de Matemática; cultura e integração de saberes., Etnomatemática; Prática docente; Educação Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Madson Sanches Brabo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

 

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA, 

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA Pesquisadora voluntaria no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil. Professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA Pesquisadora voluntaria no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Citas

BARTON, B. Dando sentido a Etnomatemática: Etnomatemática fazendo sentido. In: RIBEIRO, J; DOMITE, M; FERREIRA, R (Org). Etnomatemática: papel, valores e significado. São Paulo: Zouk, 2004.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto. 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 9 de março de 2022.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Ensino de Ciências: Estudos Avançados, 32 (94), set./dez., 2018. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0014. Acesso em 20 de outubro de 2023.

GERDES, P. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 53     PDF (Português (Brasil)) downloads: 29

Cómo citar

BRABO, M. S.; SILVA, R. L. da. ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/345. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a