ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CÁLCULO MENTAL E COMPUTAÇÃO MENTAL: uma proposta de trabalho de conclusão de curso
Palavras-chave:
Cálculo Mental, Computação Mental, ConcepçõesResumo
A concepção de cálculo mental está presente em diversos materiais como livros didáticos, manuais pedagógicos, artigos científicos e documento oficiais ao longo da história. Assim como outro termo encontrado, computação mental, mais precisamente em textos norte-americanos, com “mental computation”, que traz concepções muito semelhantes ao cálculo mental. O presente texto tem por objetivo uma análise das concepções de cálculo mental e computação mental, fazendo distanciamentos e aproximações entre ambos, com a proposta da escrita de um trabalho de conclusão de curso. Como resultados prévios, temos que estas concepções tem muitas semelhanças, apesar de serem usadas de forma distinta, dependendo do autor ao qual escreve.
Downloads
Referências
BACKHEUSER, E. A Aritmética na “Escola Nova” (A nova didática da Aritmética). Rio de Janeiro: Livraria Católica, 1933. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134889>.
BELTRAME, J. Os programas de matemática do Colégio Pedro II: 1837-1932. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2000.
BERTICELLI, D. D. Cálculo mental no ensino primário (1950-1970) – um olhar particular para o Paraná. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180391>.
BERTICELLI, D. G. D.; SALLA, J. M. Cálculo mental na formação continuada: relato de experiência do curso CalMe Pro. In: LISBÔA, E. S.; MARCOLINO, A. da S. (Org.). E-Book: Desafios formativos no contexto atual. IV Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação, Palotina-PR: UFPR-Setor Palotina, 2021a. Disponível em: <http://slec.ufpr.br/downloads/IV-SLEC-Ebook.pdf>
BERTICELLI, D. G. D.; SALLA, J. M. Diálogo sobre as concepções do cálculo mental. In: Memorias del VI Congreso Iberoamericano de história de la educación matemática. p. 432-446, Sede virtual Venezuela, Asociación aprender em Red: VI CIHEM, 2021b. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/230722/Memorias_VI_CIHEM.pdf?sequence=1>.
BERTICELLI, D. G. D.; SALLA, J. M. “Quadro de cem” e “Quanto falta para cem”: saberes para ensinar aritmética. XIX Seminário Temático Internacional, São Paulo: GHEMAT-Brasil, 2021c. Disponível em: <http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/5>.
BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. CalMe Pro – Cálculo Mental para Professores. REnCiMa. São Paulo, v.12, n.4, p.1-21, jul./set. 2021. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/download/2982/1620/>
BONI, K. T.; SAVIOLI, A. M. P. das D.; PASSOS, M. M. Compreensões e dificuldades de professoras a respeito do cálculo mental. v.17, n.3, p. 563-577, Acta Scientiae: Canoas, set./dez., 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1320>
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>.
CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T. Tendências atuais do ensino e aprendizagem da matemática. n.62, ano 14. Brasília: Em Aberto, 1994. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2266>.
CERTEAU, M. d. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955763/mod_resource/content/1/CERTEAU%2C%20M.%20A%20Escrita%20da%20hist%C3%B3ria.pdf>.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre prática e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1990.
CHARTIER, R. O mundo como representações. V.11. n.5. São Paulo: Estudos Avançados IEA – USP, 1991.
CONCEIÇÃO, A. R. C. O cálculo mental para ensinar: uma análise de produções de Maria do Carmo Santos Domite, 1980-1995. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227706>.
COSTA, L. F. Bases Educativas para a organização da Nova Escola Normal Secundária do Paraná. Curitiba: Palacio da Instrucção, 1923. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123699>.
COSTA, R. R. da.; AMARAL, W. A. do. Os materiais didáticos veiculados pelo manual do professos primário do Paraná para o ensino da Matemática no décado de 1960. V.5. Campinas: Revista Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206494>.
FIORENTINI, D.; MIGUEL, A.; MIORIM, M. Álgebra ou Geometria: para onde pende o pêndulo? Pro-Posições. Vol.3, n,1. Campinas, 1992. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644424>.
FONTES, C. G. da. O valor e o papel do cálculo mental nas séries iniciais. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11112010-162005/pt-br.php>.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989.
GURBUZ, R.; ERDEM, E. Relationship between mental computation and mathematical reasoning. Cogent Education, 3:1, 2016. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2016.1212683>.
HECHT, S. A. The relations between phonological processing abilities and emerging individual diferences im mathematica computation skills: a longitudinal study from second to fifth grades. V.79, n.2. Journal of Experimental Child Psychology, 2001. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022096500925864>.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. N.1. São Paulo: Revista brasileira de História da Educação, 2001. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195>.
MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920). (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390>.
MACIEL, V. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. V.14 (31). Revista de Educação em Ciências e Matemática, p. 165-180, Mar.-Out., 2018. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i31.5822>.
MARCOZZI, A. M.; DORNELLES, L. W.; RÊGO, M. V. B. S. Ensinando à criança: guia para o professor primário. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S. A., 1969.
PAIS, L. C; FREITAS, J. L. Aspectos Históricos do Ensino do Cálculo Mental na Instrução Primária brasileira (1848-1910). V.17. Ed. Especial. Canoas: Acta Scientiae, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1458>.
PETRONZELLI, V. L. L.; Educação matemática e a aquisição do conhecimento simbólico: alguns caminhos a serem trilhados. (Dissertação de Mestrado), Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2002.
PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. ANAIS do VII Seminário de História da Matemática, Guarapuava-PR: Editora da Universidade do Centro-Oeste-UNICENTRO, 2007.
PINTO, N. P. Saberes para ensinar cálculo mental na escola primária: programas e manuais pedagógicos em meados do séc. XX. 3° Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, Universidade Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus, 2016.
PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicos 1890-1970. São Paulo: Editora da Física, 2016.
PITOMBEIRA, J. B. Euclides Roxo e as polêmicas sobre a modernização do ensino da matemática. In VALENTE, W. R. (Org.). Euclides Roxo e a modernização do ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora UnB, 2004.
REYS, R. E. Mental Computation and Estimation: past, presente and future. The Elementary School Journal, 1984.
SALLA, J. M. Cálculo mental e computação mental: uma análise epistemológica das concecpções. (Trabalho de Conclusão de Curso) Licenciatura em Ciências Exatas – Matemática, Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, Palotina, 2022. (No prelo).
SOWDER, J. T. Making sense of numbers in school mathematics. In LEINHARDT, G. [et al]. Analysis of arithmetic for mathematics teaching. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1992. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/1992-97949-001>.
THOMPSON, I. Mental Calculation Strategies for Addition and Subtraction. Mathematics in School, Vol.28, No.5, 1999.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. V.23, no 35ª. Rio Claro: Bolema, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160381>.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, V2.2, p.28-49, UFSC: 2007a. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>.
VALENTE, W. R. Quem somos nós, professores de Matemática? Vol.28, n.74. Campinas: Cad. Cedes, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160379>.
VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. 2a edição. São Paulo: Annablume, FADESP, 2007b. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/download/12990/12091/40051>.
VAROL, F.; FERRAN, D. Elementary School Students’ Mental Computation Proficiencies. Early Childhood Education Journal, Vol.35, No.1, 2007. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-007-0173-8>.
ZUNINO, D. L. A matemática na escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 170 PDF downloads: 94