A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES

apontamentos sobre sua matemática para ensinar

Authors

Keywords:

Educação Profissional, Formação de Professores, Matemática Industrial

Abstract

Este trabalho tem por objetivo investigar a organização do ensino da Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás com a intenção de identificar indícios de uma matemática para ensinar própria para Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como categoria de análise e interpretação a categoria matemática a ensinar, em que se vai em busca dos saberes matemática objetivados. Esta categoria é uma vetorização da categoria saberes para ensinar, que tem como propósito analisar as ferramentas do trabalho docente e como elas efetivam o ensino. Neste estudo foram analisados decretos relacionados a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás, bem como, relatórios do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio que tratavam desta escola. Como resultados, observou-se que os objetos matemáticos objetivados apontam para a existência de uma matemática para ensinar que deveria fazer parte de formação docente daqueles que atuaram, principalmente, nas Escolas de Aprendizes Artífices.

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Author Biographies

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Published

2021-05-02

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How to Cite

BARBARESCO, C. S.; COSTA, D. A. da. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES: apontamentos sobre sua matemática para ensinar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/17. Acesso em: 31 oct. 2024.

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