HISTÓRIA DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • ELIZABETH MAGALHÃES DE OLIVEIRA emagaoli@gmail.com
    UNIFESP GUARULHOS
  • Ruan Vitor Pereira Soares ruan.soares@aluno.ifsp.edu.br
    IFSP Instituto Federal de São Paulo https://orcid.org/0009-0002-3500-3597

Palavras-chave:

História da Matemática, Educação Matemática, , Formação de Professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Vitor Pereira Soares, IFSP Instituto Federal de São Paulo

Graduando em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Cubatão. Bolsista PIBIC/CNPq de Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado "O lugar da avaliação nas Licenciaturas em Letras do IFSP", sob orientação da Profa. Dra. Marta Fernandes Garcia.

Referências

ARAGÃO, M. J. História da matemática. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.

BAVARESCO, P. R., TACCA, Daine Paula (2016). Multiculturalismo e diversidade cultural: uma reflexão. Unoesc & Ciência-ACHS, 7(1), 61-68. Disponível em https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8511, acesso em janeiro/2024

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211 Acesso em janeiro/2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em janeiro/2024.

CHERVEL, A. L’histoire des disciplines scolaires. Paris: Histoire de L’educacion, n. 38, 1988, p. 59-119.

COBIANCHI, A. S. Continuidade e Números Reais: Descobertas e Justificativas de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande v. 3, n. 5, p. 163-173, jan.-jun. 2010.

JULIA, D.. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.

REIS, M. F. de C. T. A pesquisa e a produção de conhecimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica, Univesp, 2010. v. 3. (Coleção Caderno de Formação, v. 3, bloco 1, módulo 2, n. 5). 200p.

SILVA, F. de C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar em revista, n. 28, p. 201-216, 2006.

SILVA, O. H. M. da. Tópicos especiais de história da física e da matemática e de seu ensino. Curitiba: Contentus, 2020.

VALENTE, W. R. História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 164–174, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88. Acesso em: 29 ago. 2023.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 23, n. 35A, p. 123-136, 2010.

VALENTE, W. R. O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 939-953, 2013.

ZANARDINI, R. A. D. Um breve olhar sobre a história da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2017.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 15     PDF downloads: 14

Como Citar

MAGALHÃES DE OLIVEIRA, E.; VITOR PEREIRA SOARES, R. HISTÓRIA DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/277. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.