UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE EM 1930

Autores

Palavras-chave:

Ensino Ginasial, Ensino de Álgebra, Ginásio, Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer alguns elementos da pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo caracterizar o ensino de álgebra no Ginásio Municipal de Campo Grande na década de 1930, por meio da análise de livros adotados nesta instituição. Para tanto, buscou-se aporte em Burke (2008, 2016), Chervel (1990), Julia (2012), Lopes e Macedo (2014), Hofstetter e Schneuwly (2017). Neste artigo utilizou-se como fonte o livro didático do professor Jácomo Stávale, adotado pelo ginásio para a primeira série ginasial. Como resultados iniciais, pode-se inferir que as ideias iniciais da álgebra são exploradas pelo autor nas atividades ao utilizar a letra para indicar um valor que pode ser encontrado por meio da aplicação de operações aritméticas, ainda, o autor defende o uso do método dedutivo com os alunos do primeiro ano ginasial. Pode-se inferir que um embrião da resolução de equações já é apresentado no livro do professor Stávale.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano da Fonseca Melo, Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande

Doutorando em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Brasil.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Brasil.

Referências

BRASIL, Decreto n. 16782-A, de 13 jan. 1925. Estabelece o concurso da União para a difusão do ensino primário, organiza o Departamento Nacional de Ensino, reforma o ensino secundário e o superior e dá outras providências. Diário Oficial da União.6fev. 1925, seção1, p. 8541. Disponível em:http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-16782-a-13-janeiro-1925-517461-publicacaooriginal-1-pe.html.Acesso em 9 de abril de 2021.

BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 9 de junho de 2021.

BRASIL. Decreto nº 21.241, de 4 de abril de 1932. Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências. Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html. Acesso em: 9 de junho de 2021.

BRASIL. Decreto nº 23.697, de 2 de Janeiro de 1934. Confere inspeção permanente ao Ginásio Municipal de Campo Grande, Estado de Mato Grosso. Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/19301939/decreto-23697-2-janeiro-1934-508401-norma-pe.html. Acesso em: 9 de junho de 2021.

BURKE, Peter. O Que é História Cultural. São Paulo: UNESP, 2008.

____________. O que é história do conhecimento. São Paulo. Editora Unesp. 2016.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229. Teoria & Educação., p. 177–229, 1990.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Forense Universitária, 1982.

HOFSTETTER, Rita.; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In. HOFSTETTER, Rita ; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1a ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

JORNAL DO COMMERCIO, Mappa geral dos exames de admissão. Campo Grande. 13 de dezembro de 1928. Ano 8. N. 686. p. 1. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800597&pasta=ano%20192&pesq=mappa%20geral&pagfis=967. Acessado em: 09 de junho de 2021.

JORNAL DO COMMERCIO, Mappa geral dos exames de admissão. Campo Grande. 19 de dezembro de 1928. Ano 8. N. 691. p. 1. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800597&pasta=ano%20192&pesq=mappa%20geral&pagfis=987. Acessado em: 09 de junho de 2021.

JORNAL DO COMMERCIO, Mappa geral dos exames de admissão. Campo Grande. 20 de dezembro de 1928. Ano 8. N. 692. p. 1. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800597&pasta=ano%20192&pesq=mappa%20geral&pagfis=991. Acessado em: 09 de junho de 2021.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9–43, 2012.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez Editora e Livraria Ltda, 2014.

MONTEIRO, Luiz Henrique Jacy. Elementos de álgebra. Livro Tecnico e Cientifico, 1969.

ROCHA, Ivone Lemos da. Álgebra para resolver problemas: as propostas de Otelo de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910. 2019. 105f. Tese de Doutorado. Dissertação. Mestrado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência–Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. 2019.

ROCHA, Marcelo Pereira. O ensino secundário no sul do estado de Mato Grosso no contexto das reformas educacionais: o Ginásio Osvaldo Cruz (1927-1949). Tese de Doutorado. Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2010.

STÁVALE, Jácomo. Primeiro Ano de Matemática: para o primeiro ano dos cursos ginasiais seriados e dos cursos fundamentais. 17ª ed. São Paulo. 1941. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135739. Acessado em: 08 de setembro de 2021.

URSINI, Sonia et al. Ensino de álgebra elementar: uma proposta alternativa. Trillas, 2005.

VALENTE, Wagner Rodrigues. O Nascimento da Matemática do Ginásio. São Paulo. Annablume. Fapesp. 2004.

Downloads

Publicado

2022-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 145     PDF downloads: 123

Como Citar

MELO, A. da F. .; SANTOS, E. S. C. dos . UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE EM 1930. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/94. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>